11.30.2012

Ministro: Sistema de Seg. Social não é «generoso»


Economia
Ministro: Sistema de Seg. Social não é «generoso»
Como as situações mudam. Se este senhor, que por tudo e por nada atacava o Sócrates estivesse presentemente na oposição o que diria ele, se os outros tomassem as mesmas medidas?
Mota Soares defende que «grande parte dos serviços sociais que são prestados pelo Estado podem ser prestados pelo sector social»

«Basta olhar para os números da realidade portuguesa. Quando cerca de 90% dos pensionistas da Segurança Social tem pensões abaixo dos 600 euros, não podemos dizer que esse sistema seja generoso». Quem o admite é o próprio ministro da Solidariedade e da Segurança Social, a propósito das afirmações do FMI que, recentemente, disse o contrário.

«Sabemos que quase 40% dos pensionistas estão nas pensões mínimas. Objectivamente, o Governo já disse muito claramente que não é possível tirar rendimentos a pessoas que têm muito pouco para viver», disse Pedro Mota Soares em entrevista ao «Jornal de Negócios» e à Antena 1.

Questionado sobre o facto de as reformas estruturais estarem a tornar os portugueses mais pobres, o ministro respondeu: «Vou-lhe dar um exemplo efetivo de como podemos mudar a resposta social, conseguindo até que a resposta efectiva aos mais carenciados saia do Estado mas que seja mais bem-gerida pelas Instituições Sociais. Se porventura toda essa resposta social estivesse nas mãos do Estado tínhamos mais 300 mil funcionários públicos, o que seria incomportável para o Orçamento do Estado».

Para além de «seleccionar muito bem» a atribuição do Rendimento Social de Inserção (RSI), Mota Soares defende que «grande parte dos serviços sociais que são prestados pelo Estado podem ser prestados por exemplo pelo setor social». Esse é um dos grandes contributos que o seu ministério poderá dar para o corte de 4 mil milhões de euros na despesa que o Governo quer concretizar.

O ministro explicou: «Olhe para tudo o que é hoje a assistência aos idosos, assistência que é dada através de serviços de apoio domiciliário, através dos centros de dia, através dos centros de noite, através dos lares. Olhe para a assistência que é dada aos mais jovens através das creches às famílias que precisam desses mesmos serviços».

O Governo está «absolutamente convicto» que, «contratualizando essa resposta com o sector social ela é dada com muito maior qualidade aos portugueses que dela precisam quando ao mesmo tempo do ponto de vista financeiro se consegue controlar a execução financeira. Acho que é um exemplo que deve servir para uma enorme reflexão».


Fonte: Redacção da Agencia Financeira
Data: 2012-11-30 09:53

Ob: Não fomos nós obrigados a descontar para a Segurança Social, aliás, os valores nem sequer passaram pelas nossas mãos? Não está a Segurança Social a cometer uma crime de abuso de confiança, como aconteceu com o famigerado BPN?
O nosso dinheiro foi colocado lá com que objectivo? Não foi para a assegurar a reforma, quando o cidadão beneficiário transitasse para a situação de aposentado? Ganhem juízo caros senhores, que desde o inicio nos enganaram a todos…

Postado por Joaquim Carlos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário