11.24.2012

Desemprego piora saúde mental dos portugueses e o único remédio é…um emprego


Desemprego piora saúde mental dos portugueses e o único remédio é…um emprego

24-11-2012 11:14

O aumento do desemprego não está sequer a ser acompanhado por um aumento do número de idas ao psiquiatra -  a procura de ajuda médica está mesmo a diminuir.

O Desemprego está a afectar a saúde mental dos portugueses e os médicos nada podem fazer para resolver o problema. O tema vai ser debatido este sábado num simpósio na Universidade do Porto.

O psiquiatra Álvaro de Carvalho reconhece que os médicos não têm capacidade para prescrever o único remédio para o problema, ou seja, um novo emprego para quem fica sem trabalho. 
 “O desemprego é efectivamente um drama do ponto de vista humano, até porque só se resolve com novo emprego. O psiquiatra, por muito competente que seja, por muitos anti-depressivos e tranquilizantes que possa prescrever , não tem capacidade para resolver a questão de fundo”, admite Álvaro de Carvalho.
“Num momento como este em que também os subsídios de desemprego são muito condicionados , há aqui um conjunto de factores extremamente negativos em termos da desestabilização do humor e do estado emocional em geral”, explica o psiquiatra.
O aumento do desemprego não está sequer a ser acompanhado por um aumento do número de idas ao psiquiatra. Provavelmente por motivos económicos, a procura de ajuda médica está mesmo a diminuir. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário