11.16.2012

Elementos históricos sobre a fundação da ADASCA


Elementos históricos sobre a fundação da ADASCA


Elementos sobre a fundação da única Associação de Dadores de Sangue do Concelho-ADASCA, quiçá possam ajudar os interessados nesta matéria.
Não tem sido fácil conduzir barco a porto seguro, mas, conseguiu-se chegar até aqui, reunindo à data de hoje cerca 3104 dadores associados de pleno direito, sem que algum pague qualquer valor de cotas ou jóias, podendo ainda os interessados beneficiar de um conjunto de Protocolos, sendo os mesmos extensíveis aos familiares mais directos do dador.
Enquanto o ministro da saúde entendeu retirar alguns incentivos à dádiva de sangue, esta associação tudo fez e faz para que os dadores se sintam bem acolhidos e motivados para doação de sangue.
Os interessados em saber mais sobre esta questão, ao lerem na íntegra o artigo publicado no Jornal de Noticias Ribeirinhas, ficam com as dúvidas desfeitas.
Falo na primeira pessoa, porque sou o seu principal  fundador e presidente da direcção, com a mais valia de que todas as diligências foram efectuadas por mim a partir de Julho do ano de 2006, por forma a que esta associação seja uma realidade e atingisse a projecção social que atingiu.
Posso adiantar que se conhece-se um pouco mais a comunidade aveirense, na vertente social, não teria investido neste Projecto. Assim se foi dinheiro, 6 anos de dedicação sem retorno, dei origem a problemas e ainda sou o mau da fita. A ingratidão sabe e fel.
Tenho saboreado de todas formas a ingratidão. O que me faz manter ainda nesta associação, é pensar que, quando uma cama num hospital fica vazia, ninguém sabe quem a vai ocupar a seguir: posso ser eu, um dos meus filhos, alguém da minha família ou dos meus amigos mais estimados. Porquê tanta ingratidão, tanta ganância, inveja, tantas incompatibilidades quando devíamos cooperar uns com os outros?
Posteriormente darei a conhecer outros elementos sobre a ADASCA, provavelmente os menos agradáveis para algumas pessoas. A comunidade aveirense não é bem aquilo que nos entra pelos olhos à primeira vista. Está minada por algumas figuras tipo "Velhos do Restelo", ou seja: não fazem nem admitem que alguém faça aquilo que deve ser feito, ainda que se trate de algo de interesse comunitário, como esta associação de dadores de sangue, que devia ser acarinhada e apoiada. 
O que tem acontecido é precisamente o contrário: a sua destruição porque foi fundada por um não aveirense, mas, por um alentejano. Não deixa de ser ridículo, mas, este é a sociedade em que vivemos, uma sociedade doente a todos os níveis, onde a indiferença ganha cada vez mais terreno.

Joaquim Carlos




Um comentário:

  1. http://www.ribeirinhas.pt/2012/11/16/voce-e-convidado-a-doar-sangue/

    http://www.ribeirinhas.pt/2012/11/02/separados-pela-morte/
    http://videos.sapo.pt/Y31lfaABeG5lHEaW11a4

    ResponderExcluir