9.08.2012


RTP entrevista em exclusivo Pedro Passos Coelho na próxima quinta-feira

Vítor Gonçalves e Paulo Ferreira entrevistam o primeiro-ministro na próxima quinta-feira depois do Telejornal. Durante 50 minutos, em direto a partir do Palácio de S. Bento, Pedro Passos Coelho irá explicar as propostas do governo apresentadas esta sexta-feira e abordar a situação económica, social e política do país.

O primeiro-ministro garantiu que, com as novas medidas de austeridade a integrar no Orçamento de Estado para 2013, o governo está a repartir o esforço por todos os portugueses e a criar formas de diminuir o desemprego.

Foi por esta boca que saíram as mentiras na Campanha Eleitoral. Sinto-me enganado.
Reformados e pensionistas irão continuar sem receber os subsídios de férias e de Natal, enquanto que aos funcionários públicos será reposto um, de forma faseada ao longo de 12 meses. Este subsídio será no entanto absorvido pelo aumento da contribuição dos trabalhadores ativos para a Segurança Social, de 11% para 18%, que vai ser aplicado tanto ao setor privado como ao setor público.

Por outro lado, a contribuição das empresas para a Segurança Social irá diminuir para os mesmos 18%, aliviando pressões de tesouraria e, segundo espera Pedro Passos Coelho, capitalizar as empresas, permitindo combater o flagelo do desemprego.

Vários analistas discordam da análise do primeiro-ministro e afirmam que não só o setor público continua a ser o mais penalizado como as medidas podem vir a ser chumbadas pelo Tribunal Constitucional, já que a decisão de distribuir de forma mais equitativa o esforço não foi respeitada.

A maior crítica feita às propostas é a de que continuam a pesar sobre os trabalhadores e que serão estes a financiar as empresas. A falta de quantificação nas medidas para diminuir da despesa do Estado é outra falha apontada a estas propostas.

Pedro Passos Coelho afirmou que 2013 será o ano da retoma para Portugal, tese igualmente contestada. Este sábado, o ex-secretário-geral da CGTP Carvalho da Silva perguntou mesmo, perante dezenas de militantes socialistas da Universidade de Verão da Federação do PS/Porto: "Como é que vamos estar daqui a um ano? Vamos estar despidos, sem casaco, sem calças?".

Fonte: Nuno Veiga/Lusa
08 Set, 2012, 21:0

Comentários
Estes troca-tintas está a conduzir todo um Povo à fome. Mentiu para que votassem nele, é arrogante e indiferente ao sofrimento dos trabalhadores, mas, nada faz contra os trafulhas do seu partido de que limparam o dinheiro dos bancos, deixando-os ir e vir dos países onde colocaram o dinheiro.
Peço a devida coragem aos tropas que fizeram o 25 de Abril limparem do lugar este sujeito à moda antiga. Estes putos da política, que nada fizeram ao longo da sua vida, estão irresponsavelmente a acabar de destruir o Sócrates iniciou. O Presidente da República, limita-se a assistir e nada faz, nada diz de jeito, porquê?
Pessoas que trabalharam uma vida inteira, que descontaram por forma a terminar os seus últimos dias com uma reforma digna, vêem-se agora a morrer aos poucos, sem assistência médica e à forme. Será isto uma social-democracia? Está a fazer tudo ao contrário do que disse durante a campanha eleitoral. Conseguiu levar as pessoas ao engano, "drogando-as" com promessas ilusórias.
Tem que ser responsabilizado, e alvo de acções que limitem a sua investida com o Povo. Desperta POVO trabalhador, manifestem a vossa indignação. Só nos aparecem políticos trapalhões, inexperientes. Nós somos culpados por eles lá estarem.
------------------------------------------

Política
Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política é a ciência que tem por objectivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na Cidade-Estado, ou pólis), e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade colectiva). A política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam conhecimento como meio para a acção.

Dizia Aristóteles:
"Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as acções de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras, tem mais que todas, este objectivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política" (Pol., 1252a).
Enfim, a Política é tudo o que se relaciona à busca de acções para o bem-estar tanto individual como colectivo. Infelizmente, não é isso que os políticos em quem votamos têm praticado.
Defraudam a confiança do eleitorado, e seguidamente conduzem esse mesmo eleitorado a passar fome. Detesto essa esta gente mal-intencionada. No fim do seu mandato deviam ser detidos para prestar no Supremo Tribunal de Justiça, ou noutro qualquer, mas, como isso não acontece fazem o que lhes vai na real gana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário