9.05.2012

Mais uma medida economicista do IPST


Comunicado                      

Suspensão temporária da atividade de novas colheitas no Centro de Histocompatibilidade do Norte - LUSOCORD

Neste momento de reestruturação institucional no âmbito do PREMAC e na sequência da integração do Centro de Histocompatibilidade do Norte (CHN), o IPST comunica que irá ser suspensa a atividade de colheitas de novas unidades para o banco público de células de cordão, por um período previsível de 60 a 90 dias, com vista a avaliar a atividade do banco e assegurar no futuro uma maior proficiência técnica da sua atividade.
Cheira-nos a uma caça às bruxas. As explicações que surgem em diversos órgãos da comunicação social são disso uma prova evidente.

Todas as amostras já colhidas manter-se-ão congeladas, indo decorrer, a partir de agora, um procedimento normal de avaliação de risco das suas condições de armazenamento, a fim de garantir que têm qualidade e são seguras para uso clínico.

Por outro lado, e verificadas irregularidades de gestão, processuais e financeiras, no CHN, foi enviado relatório preliminar das mesmas às autoridades competentes, para que sejam desenvolvidas as inspeções necessárias ao completo esclarecimento das situações e apuramento de eventuais responsabilidades. Durante esse período será garantida toda a atividade inerente às atribuições do CHN, à exceção, tal como já foi referido, das colheitas de novas unidades de células do cordão umbilical.

Desta decisão não resultam riscos para os doentes, nem uma diminuição da atividade de transplantação no nosso País, pois Portugal tem um painel de dadores de células para transplantação de medula com mais de 300 mil inscritos e contribui para o registo mundial, onde se encontram registados mais de 20 milhões de dadores, a que temos acesso. Dos  480 transplantes de células hematopoiéticas realizados em Portugal desde 2009, apenas 25 foram efetuados com células de cordão umbilical e nenhum foi efetuado com células do banco português.

Prevê-se também que todas estas medidas agora tomadas permitam atingir uma significativa melhoria do serviço público prestado aos doentes que necessitam de recorrer a esta área da medicina.

O Conselho Diretivo do IPST,IP

Lisboa, 3 de setembro de 2012

NB: O Presidente do IPST tem no ombro uma mão que o abençoa em tudo o que decide e faz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário