9.28.2012

Policia Agride e Impede Jornalista de Exercer a sua Misssão



Policia Agride e Impede Jornalista de Exercer a sua Missão

Inspecção Geral da Administração Interna (IGAI) abriu um processo de averiguações a um dos elementos da segurança do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse hoje à agência Lusa fonte da IGAI.

Fotografia © DR
Numa resposta enviada à Lusa, a IGAI refere que abriu um processo de averiguações a um dos seguranças do primeiro-ministro, elemento do Corpo de Segurança Pessoal da PSP, mas não especificou qual o motivo.
Na quarta-feira, um segurança do primeiro-ministro impediu um operador de câmara de filmar um incidente que envolveu Passos Coelho durante uma deslocação ao Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), em Lisboa.
À chegada ao ISCSP para uma homenagem a Adriano Moreira, um aluno insultou e assobiou o primeiro-ministro.
Um dos seguranças abordou o alunou para que fosse identificado e impediu um repórter de imagem de filmar a situação.
Pode ver o vídeo do incidente, que passou no Jornal das Oito, na TVI, AQUI.

NB: Em que País já nos encontramos a viver, que um Repórter de imagem já não pode exercer sem impedimentos a sua profissão? Alguém o convidou a estar presente no evento, e para isso lhe pagam, ou será que não? Caros senhores do poder: A liberdade de imprensa é um dos grandes baluartes da liberdade, da democracia e nunca deve ser restringida por forças ou governos despóticos, como este a que estamos assistindo.
Será que regressamos aos tempos da repressão policial, da PIDE, entre outras? Eu fui jornalista durante mais de 26 anos, pelo que o meu dever de plena consciência é estar solidário com este meu colega, que muito pugna pela liberdade de imprensa.
Pelas imagens que as televisões deram a conhecer à opinião pública, este elemento deve ser pura e simplesmente erradicado destas funções enquanto é tempo. Como é possível haver polícias com atitudes destas num País que viveu mais 50 anos de ditadura? Urge dar uma volta a isto enquanto é tempo.
Será que que o Policia não conhece a Constituição da República nesta matéria? Se não a conhece, os seus responsáveis devem coloca-lo a fazer um curso de reciclagem sobre esta matéria no mesmo estabelecimento de ensino que frequenta o jovem por ele “advertido”.
É proibido chamar a um ministro ou aos deputados que nos enganaram o que eles são? Eles até sabem que é verdade, quanto muito podem é ficar admirados como descobrimos essa qualidade negativa. Viva a liberdade de imprensa.

Postado por Joaquim Carlos (jornalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário