9.23.2012

Entregaram de Bandeja o Controle das Futuras Convenções


Entregaram de bandeja o controle das futuras Convenções Nacionais de Dadores de Sangue à FEPODABES

Gostaríamos de saber de que modo o presidente da ADASCA, Joaquim Carlos, foi impedido de concluir a leitura da sua comunicação. Vítor Santos (Maior Tv). A esta pergunta dei a seguinte resposta:

1 - Como já foi informado, a ADASCA da qual sou seu principal fundador e presidente da Direcção há 6 anos, realizou a 1ª. Convenção em Aveiro no ano transacto, tendo posteriormente através da minha pessoa no decorrer de uma reunião de associações de dadores em Guimarães, passado o testemunho para que a 2ª. Convenção fosse realizada pela Associação de Dadores de Sangue do Distrito de Viana do Castelo, o que veio a concretizar-se ontem.

Bem podia ter ali esse compromisso
2 - Como associação anfitriã da 1ª. Convenção, era minha/nossa pretensão para além da apresentação duma Comunicação na 2ª. no final dar a conhecer qual era a nossa opinião de como deviam ser realizadas as Convenções futuras, ou seja: ser eleita uma Comissão de Apoio que iria funcionar na retaguarda da associação que fosse designada para realizar a próxima.

3 - Essa Comissão seria composta pela ADASCA de Aveiro, Associação de Dadores de Viana do Castelo e Guimarães, provavelmente mais outra. Não me foi dada a possibilidade tão pouco para concluir os ultimos três parágrafos da minha Comunicação, tendo sido interrompido por diversas vezes, quiçá pela agressividade dos termos que usei no texto.

4 - É verdade que o tempo disponível para cada interveniente era de 15 minutos, mas, alguns ultrapassaram em muito o tempo permitido, sem que eu tenha manifestado o meu desagrado. Devia ter imperado a melhor compreensão entre os convencionistas e isso não aconteceu. Tivemos uns mais iguais do que outros.

5 - Provavelmente, se a ADASCA não tivesse avançado com a passagem de testemunho para a realização da 2ª. Convenção, esta quiçá não se teria realizado, era o mais natural, tendo em conta que em Portugal nada se tinha realizado do género, pelo menos do meu conhecimento.

6 - Foram apresentadas apenas três moções, nenhuma delas foi apreciada e votada pela ADASCA, porque abandonamos o local antes. Esta 2ª. Convenção foi tudo menos imparcial em matéria partidária, foi perceptível em algumas intervenções.

7 - Embora tenha sido eleita a associação de dadores de sangue de Santarém para realizar a 3ª. Convenção em Março do próximo ano de acordo com a informação avançada hoje na imprensa, o certo é que entregaram de bandeja à Fepodabes o controle das futuras Convenções, como ainda a representação destas associações junto do Ministério da Saúde. A ADASCA queria evitar que isso acontecesse, não conseguiu, na medida em que umas das condições avançadas por nós, é que as Convenções deviam ser realizadas por associações ou grupos independentes, tal coma 1ª. que decorreu em Aveiro.

8 - Senti-me vexado, ofendido e humilhado naquela 2ª. Convenção. Muitos dos presentes queriam ver-me pelas costas, conseguiram-no lá, mas, não o vão conseguir noutros campos, porque no futuro jamais vão contar com a nossa presença seja em que iniciativa venha a ser realizada.

Sinto-me profundamente ofendido na qualidade de dirigente associativo, além do mais, faltou autoridade aos elementos coordenadores de mesa de ordem de trabalhos, caso contrário não se tinha registado aquela falta de decoro.

Faltou dignidade moral e intelectual àquela 2ª Convenção, eu senti os efeitos na pele. Todo o homem tem direito, além da sua tranquilidade psíquica, à sua valorização social, valores que não abdico por qualquer preço, ainda menos no decorrer de uma Convenção do género. Esteve mais em causa outros interesses do que a defesa dos direitos dos dadores. O tempo vai ser testemunha do que aqui afirmo. Com o apoio da ADASCA nunca mais vão contar. 

O mundo da dádiva de sangue está tão inquinado como o Decreto-lei que retirou a isenção das taxas moderadoras aos dadores de sangue nos hospitais. Andam por lá pessoas que devem distanciar-se permitir que os bem intencionados trabalhem a favor dos que estendem os braços. Os dadores de sangue devem estar bem atentos, e procurarem saber quem são os dirigentes que os representam e o que andam por ai a fazer nas suas costas.

Pela parte da ADASCA, fica uma certeza: jamais os atraiçoarei pelo menos enquanto for Presidente da Direcção, longe de mim defraudar a confiança que sempre depositaram na minha pessoa desde o ano de 2006.

Cordialmente,
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

Bem podia ter ali esse compromisso



2 comentários:

  1. Boa tarde! Primeiro gostara de parabenizar pelo blog inteiro saiba que nós do Conexão Adoremos(http://www.conexaoadoremos.blogspot.com.br) estamos a inteira disposição para compartilharmos de nosso espaço com vocês.

    Que Deus continue lhe abençoando, dirigindo e instruindo dando-lhes discernimento.

    Carlos Aragão
    conexãoadoremos@gmail.com
    http://www.conexaoadoremos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir