12.27.2012

Hosni Mubarak é hospitalizado com saúde deteriorada



Hosni Mubarak é hospitalizado com saúde deteriorada



Ex-presidente egípcio foi transferido para hospital militar.
Ele voltará a prisão no Cairo quando tratamento foi concluído.


O ex-ditador egípcio Hosni Mubarak em 29 de janeiro em tribunal no Cairo (Foto: AP)O ex-ditador egípcio Hosni Mubarak em 29 de janeiro em tribunal no Cairo (Foto: AP)


O procurador-geral egípcio ordenou nesta quinta-feira (27) a transferência do presidente deposto, Hosni Mubarak, de sua prisão para um hospital militar devido à deterioração de sua saúde, indicou uma fonte do gabinete do procurador.
Mubarak, que foi condenado em junho a prisão perpétua pela repressão da revolta popular contra seu governo, que deixou cerca de 850 mortos, já havia sido hospitalizado em 19 de dezembro para passar por um exame do crânio, após se ferir ao cair durante o banho na prisão.
O ex-presidente voltará à prisão de Tora, subúrbio sul do Cairo, quando o tratamento for concluído, segundo a fonte, que não deu mais detalhes sobre seu estado de saúde.
A saúde de Mubarak, um tabu sob sua presidência, é alvo de muita especulação e informações conflitantes desde sua renúncia, sob a pressão de uma revolta popular, em fevereiro de 2011.
Em 19 de junho, a agência de notícias oficial MENA informou que Mubarak estava "clinicamente morto", uma informação desmentida por fontes médicas, que relataram um estado de coma.
Muitos egípcios suspeitam que esta questão é explorada para gerar compaixão para com o ex-líder. De qualquer maneira, muitos acreditam que ele pertence ao passado.
Em março de 2010, enquanto ainda estava no poder, ele havia sido hospitalizado na Alemanha, para a remoção da vesícula biliar e de um pólipo do duodeno.
Os dois filhos de Mubarak, Alaa e Gamal, também estão detidos acusados de corrupção. Vários outros altos funcionários de seu regime também estão detidos ou foram processados.
27/12/2012 12h08 - Atualizado em 27/12/2012 12h10
Fonte: Da France Presse
Comentários: estes ditadores, que durante anos esmagaram um Povo, sem que lhe ouvisse o seu clamor de desespero, ainda clamam por justiça, um bem que recusaram aos outros?
O que habitará nas suas cabeças quando estão sentados na cadeira do posso e mando? Quando recusam que seja feita Justiça aos que pensam de forma diferente de si, e agora a exigem? Aos que clamam por pão, saúde, liberdade e que sua voz seja ouvida, pura e simplesmente dão ordens para os abater sem piedade nem dó.
No lugar que deixou, está a surgir outro ditador. Em pleno século XXI ainda surgem esta espécie de homens? Triste mundo, triste povo…


Nenhum comentário:

Postar um comentário