2.10.2013

IPST, níveis sangue preocupantes


IPST, níveis preocupantes

Audição, com carácter de urgência, do presidente do Conselho Directivo do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, Instituto Público, Hélder Fernando Branco Trindadelink 
Ao longo dos últimos meses, por diversas vezes, os stocks de sangue do IPST não se têm encontrado no nível necessário. Actualmente os stocks desceram para níveis muito abaixo dos valores mínimos. O Bloco de Esquerda tem a indicação de que os valores nacionais no dia 1 de fevereiro são os seguintes:
São muito preocupantes estes números, sobretudo para os grupos negativos.
O Bloco de Esquerda sabe também que o IPST está a contactar telefonicamente dadores benévolos de sangue solicitando-lhes que vão doar sangue; o motivo invocado para este contacto é precisamente o de que os stocks então em níveis muito reduzidos.
Até há alguns meses, o IPST divulgava na sua página na internet os stocks existentes no país. No entanto, na mesma altura em que se começaram a registar quebras nos stocks, o IPST retirou esta informação da sua página, alegando que iria proceder a uma reorganização na disponibilização da mesma. Até hoje, esta informação nunca mais foi divulgada publicamente na página do IPST. Como tal, a informação dos stocks de sangue é mais difícil de ser conhecida.
Perante o exposto o Bloco de Esquerda considera fundamental esclarecer esta grave situação bem como conhecer as medidas que estão a ser implementadas pelo IPST para fazer face a estes níveis mínimos de stocks de sangue, garantindo a efectivação de medidas que permitam garantir que este cenário não se repete.
Em 2012, houve uma forte queda nas unidades de sangue recolhidas. Só numa região, registou-se uma perda de 22000 colheitas.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda requer, com caráter de urgência, a audição do presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, Instituto Público, Hélder Fernando Branco Trindade.
O Deputado do Bloco de Esquerda, João Semedo
Comentários: têm sido inventadas uma série de desculpas para justificar a quebra de dádivas de sangue, quando na verdade a causa principal está associada à retirada da isenção das taxas moderadoras aos dadores nos hospitais.
A situação vai agudizar-se ainda mais, antes da Páscoa. Não demora nada que os apelos surjam ai.
Joaquim Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário