6.16.2015

ADASCA Comemorou o Dia Mundial do Dador de Sangue a com IV Caminhada Solidária (5ª. Fase)

ADASCA Comemorou o Dia Mundial do Dador de Sangue a com IV Caminhada Solidária (5ª. Fase)









Há semelhança dos anos anteriores a ADASCA comemorou o Dia Mundial do Dador de Sangue, em simultâneo com a IV Caminhada Solidária que percorreu algumas ruas da cidade de Aveiro, apesar da instabilidade do tempo, pois ora chovia ou fazia sol, reduzindo o percurso.

Num universo de 182 inscrições, apenas 80 fizeram questão de estar presentes até ao fim, fazendo deste dia, um dia inesquecível, imprimindo a dignidade que os dadores de sangue merecem.

Foi a primeira vez desde que a ADASCA existe, que comemorou o dia 14 de Junho em simultâneo com a uma caminhada no âmbito da Comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue data oficial por determinação da Organização Mundial da Saúde, num gesto de reconhecimento público pelo dador de sangue.

Dentro das condicionantes impostas pelo tempo, ficamos todos com a certeza que honramos a referida data e foi dada a melhor visibilidade possível à comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue em Aveiro, num gesto de apelo público pelo reconhecimento da dádiva de sangue, pela dignidade do dador, dizer basta à notória falta de respeito por quem paga para ser solidário, ainda pela reposição da isenção das taxas moderadoras nos hospitais públicos.

A RDP Internacional, uma rádio do grupo RTP, através da sua jornalista Salomé Andrade efectuou uma entrevista ao Presidente da Direcção da ADASCA inserida no programa "Abraço de Domingo" com emissão das 9h/13 horas engrandecendo ainda mais o dia 14 de Junho, enquanto outros órgãos de comunicação social se disponibilizaram a dar mais uma vez cobertura a quem não nos resposta. As atitudes e os actos ficam com quem os pratica.

Em Portugal, a comemoração daquela data tem vindo a perder o seu real significado, a partir do momento que passou a ser restringida a grupos tipo jet-set... quiçá nem sequer dadores foram ou são. Com os tais não nos sentamos à mesa, o nosso lugar é junto de quem se disponibiliza para doar o seu sangue.

O divisionismo doentio reinante entre as associações de dadores, motivado pela existência de duas federações é para se manter. Dividir para reinar e alimentar a promiscuidade… até quando? Como pode ser possível o IPST sustentar financeiramente estas duas estruturas quando reduz os apoios às associações com base em equações incompreensíveis que desenvolvem as suas actividades com imensos sacrifícios no terreno? Sejamos claros: devem acabar estes apoios.

A Caminhada contou com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, a presença da Divisão de Transito da PSP de Aveiro, uma ambulância dos Bombeiros Velhos de Aveiro, um carro de apoio da Escola de Condução da Santa Joana, ainda com o apoio do senhor João Artista. A todos por este meio expressamos o nosso sincero obrigado.

Para o próximo ano há mais.


Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Aveiro, 16 de Junho de 2015

O NEGÓCIO DO PLASMA - 1ª PARTE
15 de Junho às 20:35
No Jornal das 8 do dia 15 de Junho de 2015



Nenhum comentário:

Postar um comentário