10.16.2014

Fotorreportagem da Colheita de Sangue do Dia 16 de Outubro na PT Inovação (1ª. Parte)

Fotorreportagem da Colheita de Sangue do Dia 16 de Outubro na PT Inovação
 
A Direcção da ADASCA expressa por este meio o seu mais sincero agradecimento, à Administração da PT Inovação de Aveiro, pela oportunidade que nos concedeu para realizarmos mais uma acção solidária: colheitas de sangue, que tão necessárias são aos hospitais.




A todos quantos fizeram questão de comparecer no local de colheitas de sangue, agradecemos em nome dos doentes necessitados de componentes sanguíneos, o vosso gesto solidário. Bem Hajam!



Gestos simples que salvam vidas, seja o leitor também um “salvador de vidas”, pratique estes exemplos, que não tem preço. 


Caros Colegas Dadores e Amigos!

Como é habitual da parte da ADASCA, vimos dar conhecimento dos resultados obtidos com a Colheita de Sangue ocorrida no dia 10 de Outubro no Posto Fixo da ADASCA.

Assim:
- Total de inscritos: 47
- Aprovados: 33
- Suspensos: 10
- Eliminados: 4
- CEDACE: 0 vs medula óssea

Comentários: temos vindo a assistir com profunda preocupação desde o ano 2012, a uma redução de adesão à dádiva de sangue que nos preocupa bastante. As causas são diversas, sendo que a principal, está relacionada com a retirada da isenção das taxas moderadoras aos dadores de sangue nos Hospitais Públicos. Temos alertado vezes sem conta o ministério da saúde para este problema. Resultado: total indiferença, querendo fazer de nós uns subdesenvolvidos mentais.

Os resultados obtidos com a brigada do dia 16 no Auditório da PT Inovação de Aveiro registamos 4 inscrições a menos, comparativamente com a brigada realizada no dia 17/10 do ano transacto, quando a nossa previsão era para as 50 presenças. Podemos considerar estes resultados baixo do que era esperado, porque se enquadra na Campanha a favor do Tiago Costa até final do corrente mês.

Os dadores de sangue ainda não são dispensáveis ao Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente nos Serviços de ImunoHemoterpia, embora nem sempre sejamos respeitados como devíamos. Estamos perante um grande défice de respeito e reconhecimento público. O sentimento da marginalização além de doloroso é indescritível, o que pode motivar alguns dadores deixarem de comparecer.

Na nossa opinião, as brigadas de colheitas às 4ª.s feiras deviam registar maior adesão, considerando que decorrem num horário que facilita a ausência dos locais de trabalho, no entanto, o que verificamos com alguma tristeza é que isso não tem acontecido. Resta-nos a esperança de que o cenário se altere, pois nunca é de mais lembrar que os doentes é que necessitam de nós. Hoje eles, amanhã pode ser um de nós...

Algumas associações de dadores de sangue, têm feito tudo para que a isenção das taxas moderadoras, na qualidade de incentivo vs motivação seja reposta, num gesto de reconhecimento público pela dádiva benévola de sangue, não podendo ser vista como uma troca material vs comercial ou outra qualquer, pois só os mal intencionados assim poderão argumentar, nós não subscrevemos esse princípio.

Presentemente a ADASCA representa cerca de 3512 dadores de sangue associados conforme os Estatutos, num espaço de 7 anos e 9 meses de existência legal, sendo assim a maior associação do género da zona centro, de acordo com a informação do Centro Regional de Sangue de Coimbra, também com mais sessões de colheitas num local só.

Podíamos ter ido mais além, ou seja, os resultados podiam ser mais elevados se certos funcionários com responsabilidades administrativas do Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra não se dispusessem à prática de algumas patifarias. Sobre este assunto e outros tem sido dados a conhecer nas edições da Revista Tribuna da ADASCA, disponível no site da ADASCA.

O nosso sincero agradecimento a todos quantos compareceram ao longo ano de 2014 nas sessões de colheitas de sangue, promovidas e realizadas pela ADASCA, na certeza que o fizeram a pensar nos doentes que necessitam do nosso gesto solidário, muitas das vezes com sacrifício nas deslocações, nós compreendemos esse esforço, mas, há quem não o compreenda vs valorize, esse alguém não nos respeita, marginaliza-nos, chama-se Paulo Macedo e diz-se ministro da saúde (?), para não falar de outros com menos revelo.

Como sempre ao dispor sou,

Amem a liberdade, sejam felizes.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO NO ANO DE 2014?

Nota: o mapa de Brigadas para todo o ano pode ser solicitado através deste e-mail: geral@adasca.pt.



Nenhum comentário:

Postar um comentário