1.24.2014

Apelos falsos para a dádiva de sangue

Apelos falsos para a dádiva de sangue

Circula na internet, há vários anos, um e-mail com um pedido de sangue B- para a Inês, aluna do 12.º de Pinhel, para efectuar um transplante de coração. Pedimos a todos que não reencaminhem este e-mail, pois ele é falso. Nenhuma da informação constante é verdadeira. O IPST, IP tem mecanismos próprios para accionar a reposição de determinado componente sanguíneo, sempre que é solicitado por uma Unidade Hospitalar. Apesar deste pedido ser falso, lembramos que a auto-suficiência em componentes sanguíneos é fundamental para que os doentes possam ter mais e melhor vida. Uma unidade de sangue tem apenas a validade de 42 dias, pelo que é desejável que as dádivas sejam efectuadas de forma regular ao longo de todo o ano. Há sempre alguém que precisa de si. Dê Sangue e Salve Vidas. Partilhe esta mensagem junto dos seus familiares e amigos. Obrigado.

Português do Sangue e da Transplantação, IP.

Comentários: não podemos deixar de repudiar e denunciar os apelos falsos à dádiva de sangue, que de vez enquando são lançados na internet, facebook, por e-mails e via SMs.
A única entidade que o pode fazer é o IPST, nem sequer as associações devem correr esse risco.
No entanto e, considerando que existem diversas épocas do ano em que as dádivas de sangue sofrem reduções fora do vulgar, as associações em parceria com o IPST reforçam as Campanhas de Sensibilização a fim de motivar as pessoas saudáveis a doarem sangue, é completamente diferente.
Quando o leitor encontrar alguém a divulgar folhetos, afixar cartazes, ou outras acções de promoção, essa pessoa está cumprir com o seu dever cívico, está convidando as pessoas para doarem sangue, com indicação do local onde vai decorrer ou está a decorrer uma sessão de recolhas de sangue.
Para os que vivem em Aveiro, podem consultar o site: www.adasca.pt, ali vão encontrar os locais onde a ADASCA realiza as suas sessões de dádiva.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA


Nenhum comentário:

Postar um comentário