7.17.2015

Carta Aberta da Fepodabes = Direito de Resposta

Carta Aberta da Fepodabes = Direito de Resposta

Caros Senhores!

C/C à imprensa nível nacional, incluindo associações de dadores.

O amontoado de adjectivos usados visando a minha pessoa devolvo-os para quem teve a brilhante ideia de os usar, sem que concretize os factos ou a sua substância. Sou  o primeiro a lamentar pelo facto de ter de me expressar nestes termos.

Termos como "baixa moral", "má conduta pessoal", "deficiente ética", nunca se aplicaram à minha pessoa, provavelmente tinha outro destinatário, mas, foram atirados para mim, importa pois clarificar os mesmos, porque estão a atingir o meu bom nome, e consequentemente a associação de que sou seu principal fundador.

Mais: "Muito concretamente, denunciamos José de Sousa Passos e Joaquim Carlos, respetivamente, ligados às Associações de Dadores de Sangue de Viana do Castelo e de Aveiro, por, de forma concertada e repetitiva, de há muitos anos, sempre alinhados nesta prática e forma de conduta, aterrorizam alguns dadores incautos e menos esclarecidos, utilizando estratégias e linguagem indigna, de objetivo divisionista, ofensiva e atentatória do bom nome das instituições e dos seus dirigentes, na forma evasiva, por vezes omissa, sem frontalidade e sem verdade."

O parágrafo acima encerra acusações gravíssimas, a saber:

1- Nunca houve tomadas de posição concertadas, nem repetitivas com o Colega José Passos, quanto muito alguma sintonia de pensamento no que diz respeito ao que está certo ou menos certo em matéria de defesa dos direitos dos dadores de sangue,

2 - Quando se diz "há muitos anos", até parece que nos relacionamos assim há tanto tempo, quando na verdade conheci o Sr. José Passos no decorrer da I Convenção Nacional de Dadores de Sangue realizada em Aveiro no dia 23 de Julho de 2011, e o 2º. encontro decorreu na Sede da Associação de Dadores de Guimarães, onde passei a Carta de Testemunho para a realização da 2ª. Convenção em Viana do Castelo, ver vamos se bate a bota com a perdigota,

3 - E continua o espírito acusatório:
- "A Direção da FEPODABES, coletiva e unanimemente, manifesta a mais veemente indignação e repúdio, pelos ataques difamatórios e pela linguagem brejeiram utilizados por aquelas duas pessoas, reveladoras de má índole e reduzida educação individual e de irresponsabilidade associativa, muito redutora, em que se não espelham e em nada se refletem as associações que dizem representar, nem os seus dirigentes." 

4 - Estou certo que o Sr. José Passos sabe dar a resposta adequada às acusações que lhe são dirigidas, mas, convém recordar, que no decorrer da 2ª. Convenção em Viana do Castelo fui interrompido na minha comunicação, de onde sai com o profundo sentimento de enxovalho, comportamento que deve ser analisado.

5 - Por fim, deixo uma sugestão: não deixem de consultar os dicionários para saberem o significado de " má índole como reduzida educação" nomeadamente os de psicologia, para que a vossa educação seja mais apurada.

Aqui os dadores ligados à ADASCA são devidamente informados, não existe truques na manga, aliás, já me conhecem há 9 anos, e sabem quem está do lado deles. Já agora, para que conste, fui jornalista quase 27 anos, director de algumas edições, e tenho uma formação em psicologia. 

Concluo com o seguinte: quem acusa deve provar com factos concretos, não com ataques rastreios. A dita carta vai seguir para a nossa advogada no sentido de lhe o melhor tratamento possível. Se em Aveiro não se tivesse realizado a I Convenção Nacional de Dadores de Sangue, que foi motivada por causa do problema do Plasma, que cenário teríamos hoje a nível federativo?

O que estamos a assistir é vergonhoso e em nada enobrece uma causa que devia ser defendida por todos sem guerras ou ameaças...

Amem a liberdade, sejam felizes.
Joaquim Carlos 

Presidente da Direcção da ADASCA
---------------------------------
Personalidade moral
Existe alguma coisa de nossa consciência, de nossa personalidade moral, de nossa inteligência, de nosso eu que sobreviva à decomposição do nosso invólucro material? León Denis
---------------
“Quem tudo suporta em silêncio - calúnia, agressões, injúrias - conquista uma autoridade moral que faz calarem os opositores e transforma aversão em admiração.” Chico Xavier 
---------------------
A coragem consiste não em arriscar sem medo, mas em estar decidido quanto a uma causa justa. (Plutarco)



Nenhum comentário:

Postar um comentário