3.29.2015

Fotorreportagem da Comemoração do Dia Nacional do Dador de Sangue na ESSUA (3ª.Parte)

Fotorreportagem da Comemoração do Dia Nacional do Dador de Sangue na ESSUA (3ª.Parte)
 
Apesar do ministério da saúde não valorizar como devia o gesto da dádiva de sangue, a ADASCA envia uma palavra de agradecimento a todos os jovens da ESSUA que fizeram questão de participar nesta acção solidária, naturalmente a pensar nos que mais necessitam: os doentes.


Se dar sangue é dar vida, estes jovens doaram com um sorriso nos lábios. Amem a liberdade, sejam felizes, pois vós sereis os futuros dadores.





A visão economicista do ministro da saúde, ao retirar aos dadores de sangue a isenção das taxas moderadoras nos hospitais públicos, contribuiu para a quebra de dádivas atingindo valores nunca antes registada.
Estudantes da ESSUA no Hall de entrada para o auditório onde decorreu a Conferencia no âmbito da Comemoração do Dia Nacional do Dador de Sangue, com o seguinte tema: “O Uso do Sangue: do dador ao receptor”.
Exposição de material do IPDJ, Delegação de Aveiro


Profº. Doutor Luís Sancho, na qualidade de Moderador no momento de recepção dos conferencistas
Cenário da assistência para a conferência que decorreu no auditório da ESSUA, que despertou a atenção dos presentes, na maioria estudantes.


Preparativo dos temas para a conferência que decorreu no auditório da ESSUA, que despertou a atenção dos presentes, na maioria estudantes.
“A Dádiva de Sangue” tema apresentado pela oradora principal a Dra. Lúcia Borges, Directora do Serviço de ImunoHemoterapia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.
No comunicado que foi distribuído podia-se ler: “O sangue é necessário todos os dias. O Sangue não se fabrica artificialmente. O Sangue corre nas tuas veias. És saudável? Dá Sangue! Ajuda os outros… porque dar sangue é dar vida.
A Escola Superior da Saúde da Universidade de Aveiro e a Comissão de Faina da ESSUA juntaram-se à Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA) na Comemoração do Dia Nacional do Dador de Sangue (embora o dia 27 seja a data oficial) no dia 25 de Março de 2015.”
Pela segunda vez decorreu uma sessão de colheitas de sangue entre as 10 e as 13 horas na ESSUA, iniciativa aberta a toda a comunidade da UA, que contou com uma excelente adesão dos jovens estudantes, além de alguns funcionários.
Na parte da tarde decorreu a inauguração de uma exposição com o lema: Gestos Simples que Salvam Vidas,  que permanecerá na escola durante duas semanas, ainda uma Conferência subordinada ao tema: “O Uso do Sangue: do dador ao receptor” que foi tratado em diferentes perspectivas por especialistas nas matérias.
No anfiteatro da entrada principal do edifício 30 – A, realizou-se a dita Conferencia com o seguinte Programa: “A Dádiva de Sangue” tendo por oradora principal a Dra. Lúcia Borges, Directora do Serviço de ImunoHemoterapia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, “Estudo do Sangue” pela Dra. Elizabeth Mesquita, “Transfusão de Sangue em Doentes Submetidos a Cirurgia” Dra. Marta Serra, “Transfusão de Sangue em Doentes com Patologia do Foro da Medicina” pelo Dr. Joel Pinto” ainda o “Doente Submetido a Transfusão Sanguínea: Cuidados de Enfermagem” pelas Enfª. Clara Manso e Enfª. Maria do Céu Morais, todos os oradores a exercer medicina no dito hospital, tendo contacto com Profº. Doutor Luís Sancho, na qualidade de Moderador.
Um dia bem preenchido, provavelmente diferente do habitual naquela Escola de Enfermagem.
Antes, porém, a Direcção da ADASCA quer deixar aqui uma palavra de reconhecimento a quantos tornaram esta iniciativa solidária e educativa mais enriquecida, podendo outras vir ser realizadas em parceria.
Um agradecimento à senhora Otília Moura, que em nome do IPDJ, Delegação de Aveiro, fez questão de associar ao evento.

Postado por Joaquim Carlos, Coordenador do Projecto Imagem e Comunicação, podendo as imagens ser usadas na condição, de que seja feita referência da fonte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário