10.20.2010

PORQUE NOS LEMBRAMOS DE CERTAS COISAS E ESQUECEMOS OUTRAS


PORQUE NOS LEMBRAMOS DE CERTAS COISAS E ESQUECEMOS OUTRAS

O poder da memória depende largamente das influências exteriores, dizem os pesquisadores. Embora os peritos ponham em dúvida a perfeição da memória, continuam a estudar os factores que a afectam.
Durante anos soube-se que as emoções podem bloquear algumas recordações, em especial as que são preocupantes ou desagradáveis.
Mas às vezes uma emoção intensa pode tornar as recordações mais claras. Numa determinada altura, você está mais propenso a lembrar-se do tipo de experiências que se relacionam com a disposição em que está. Lembranças tristes ocorrem-lhe quando está melancólico, felizes quando se sente eufórico, etc. Da mesma forma o «stress» pode actuar sobre a sua memória.
Um «stress» moderado, do tipo que você experimenta quando está preocupado com um teste qualquer, é provável que o faça estudar mais e recordar melhor.
Mas o «stress» extremo que pode experimentar em situações que lhe ameaçam a vida é provável que bloqueie o seu processo de recordar.
Há também certos momentos do dia em que a memória funciona melhor. De manhã, à roda das 10 horas, é uma boa altura para estudar. E se forem coisas que tem que lembrar por longos períodos, o período das 6 às 8 da noite pode ser o mais adequado.
O poder da sugestão é também útil quando tentamos recordar algo. Os advogados nos tribunais usam muitas vezes perguntas-chave para extrair pormenores às testemunhas.
A idade também produz estranhos efeitos no processo da memória. Enquanto algumas pessoas têm dificuldade em lembrar-se de acontecimentos recentes, pouca dificuldade têm em recordar coisas dum passado distante.
E, excepto em casos de grave senilidade, lembranças mais recentes podem ocorrer simplesmente por causa duma pessoa que acode à memória.
O álcool prega estranhas partidas à memória. Quarenta por cento de informações novas podem perder-se na manhã seguinte a uma sessão de bebida moderada. Os pesquisadores também já estudaram compostos químicos encontrados no cérebro que parecem ter feito na capacidade de recordar.
Compostos de «choline» encontram-se nos feijões de soja e nos ovos.

Autor: Joaquim M. C. Carlos
Fonte: Jornal Incrível de 27-05-86

Um comentário: