III Fotorreportagem da 3ª. Convenção Nacional
de Dadores de Sangue em Santarém
Decorreu
no dia 19 de Outubro a 3ª. Convenção Nacional de Dadores de Sangue,
no Auditório da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, tendo como
base o tema: Determinação e Avançar no Futuro.
Os temas que foram apresentados pelos convencionistas despertou o interesse de todos os presentes, embora o Auditório tenha registado momentos de algum vazio, pois quem tinha que satisfazer o vício do cigarrinho, café ou o diálogo de corredor, é natural que se ausentassem da assistência, o que é normal.
As divergências, as discussões mais acaloradas, as tentativas de crer controlar as futuras Convenções, provocaram algumas agitações. Tudo foi construtivo, pois da discussão sai sempre as decisões mais justas (?).
A 4ª. Convenção vai ser realizada no ano de 2014 em Montemor-novo, cabendo à associação da Carapinheira a sua organização.
Com alguma tristeza registo aqui neste espaço o claro divisionismo doentio reinante entre as associações de dadores, quando na verdade devia haver mais união entre si, tudo por causa da existência de duas federações.
Vive-se em paralelo um sentimento de medo. Medo de opinar, de expor os problemas de cada organismo (leia-se associação), de tomar partido, quiçá de ser marginalizado ou até de vir a perder os apoios financeiros ainda que escassos.
É do conhecimento público que a ADASCA de Aveiro foi a anfitriã da 1ª. Convenção Nacional de Dadores de Sangue em Aveiro, onde foi votada uma Moção por maioria que as futuras Convenções seriam organizadas pelas associações de dadores e nunca por qualquer federação, ainda assim há quem seja da opinião que as Convenções devem passar para o controle da Fepodabes, possibilidade que a ADASCA rejeita determinantemente.
Somos da opinião que nestas Convenções não deve haver nem dominados nem dominadores. A partir do momento que isso venha a acontecer, a ADASCA deixa marcar presença nas mesmas.
A causa principal do divisionismo existente entre as associações, deve-se à existência de duas federações, o que deve ser útil ao IPST.
Finalmente, e face ao exposto expressamos por este meio os nossos mais sinceros parabéns pela forma como a 3ª. Convenção foi organizada, a excelente gestão da ordem de trabalhos, a oportunidade dada aos convencionistas de se fazerem ouvir.
Na opinião da ADASCA ninguém ficou a perder, bem pelo contrário, todos ficaram a ganhar com ela.
As imagens divulgadas neste Blog podem ser usadas para peças jornalísticas ou outros fins na condição de engrandecer a máxima importância para a dádiva de sangue, apenas devem informar da sua utilização.
Até à 4ª. Convenção em Montemor se Deus assim quiser. A Moção apresentada pela ADASCA vai ser disponibilizada neste espaço. Todos dependemos uns dos outros.
Ame
a liberdade, seja feliz.
Joaquim Carlos
Presidente
da Direcção da ADASCA
ONDE
POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO?
NB: como devem notar, as fotos foram feitas de uma só posição porque não era conveniente o movimento no auditório, sem que tenha excluído alguém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário