4.07.2015

Fotorreportagem da Colheita de Sangue na Fundação CESDA

Fotorreportagem da Colheita de Sangue na Fundação CESDA

O cenário está montado para dar início à acção de colheitas de sangue.

Gestos simples que salvam vidas, seja o leitor também um “salvador de vidas”, pratique estes exemplos, que só enobrece quem se disponibiliza a concretizá-lo.  




O Presidente da Direcção da ADASCA aproveitou a oportunidade para efectuar a sua dádiva.


Imagem do coffee break oferecido pela Fundação CESDA num gesto de boas-vindas  aos elementos da brigada do CST de Coimbra. Obrigado.

Doar sangue não cria habituação, não engorda, não emagrece, mas, bem à saúde.



É sempre uma satisfação acolhermos jovens para doar sangue, eles são os futuros dadores.






Não nos esqueçamos de dar as boas-vindas à Primavera, ela é vida, tudo renova.

Sempre que a ADASCA é contactada no sentido de organizar uma sessão de colheitas de sangue vs medula óssea, em parceria com determinada entidade, tudo fazemos para que se concretize, apesar das dificuldades impostas no campo de custo/benefícios que o IPST leva sempre em linha de conta, cada vez mais apertados.
Foi amplamente tornado público que no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde (dia 7 de Abril), foram agendadas duas sessões de colheitas para dois locais distintos. Uma para a Adra (Águas de Aveiro) a outra a Fundação CESDA cujas imagens são aqui disponibilizadas como prova testemunhal da acção solidária.
Dada a impossibilidade de reunir a quantidade de pré-inscrições na Adra, tudo não passou de boa intenção. Quanto à adesão na referida Fundação, os resultados ficaram aquém do esperado. Alguns pré-inscritos optaram por não comparecer e, isso deixou-nos enquanto organizadores contristados.
Por uma questão de transparência divulgamos os resultados alcançados.

Assim:
- Total de inscritos: 25
- Aprovados: 16
- Suspensos: 6
- Eliminados: 3
- CEDACE vs medula óssea: 6.

Numa altura em que tudo é contabilizado ao cêntimo, podemos pensar enquanto importou financeiramente com a deslocação para o terreno com esta brigada, composta por uma médica, duas enfermeiras, uma administrativa, uma auxiliar, mais um autocarro para apenas levar de retorno 16 unidades de sangue, inicialmente aprovadas?
Enquanto dirigente, assumo a ousadia de dar a conhece neste espaço o que me vai na alma: é necessário que a necessidade bata à porta de cada um de nós, para nos mobilizarmos no sentido de doarmos sangue por forma a proporcionar melhor qualidade de vida aos que necessitam de componentes sanguíneos?
Somos soberanos neste campo, ponto. No campo da hipótese, se de momento para o outro, nos vermos confrontados com uma necessidade urgente de sermos alvo de uma transfusão de sangue, ou um familiar nosso ter que passar por esse processo, como vamos reagir? Vamos assumir uma atitude de exigência no sentido de que o hospital é obrigado a ter sangue disponível, quando nunca contribuímos com o nosso dever cívico? EGOÍSMO ou INDIFERENÇA? De que lado se encontra o leitor desta mensagem?
A todos quantos aderiram expressamos o nosso mais sincero OBRIGADO, à Sónia Morais, Animadora Sociocultural na Fundação CESDA (ERPI Lar Passo Sénior), principal dinamizadora desta iniciativa solidária, e claro, à administração da dita Fundação.
Dever cívico cumprido, consciência tranquila.

Postado por Joaquim Carlos, Coordenador do Projecto Imagem e Comunicação, podendo as imagens ser usadas na condição que seja feita referência da fonte.

ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO NO ANO DE 2015?
Quem quiser tem as Coordenadas GPS: N 40.62659,W -8.65133
 Site: www.adasca.pt
Nota: o mapa de Brigadas para todo o ano pode ser solicitado através deste e-mail: geral@adasca.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário