1.01.2015

Imagens de Aveiro no dia 1 de Janeiro de 2015

Imagens de Aveiro no dia 1 de Janeiro de 2015
 
A ADASCA ao longo de mês de Dezembro ofereceu aos dadores de sangue Bolo-rei e um cálice de vinho Porto, num gesto de boas vindas e de Boas Festas. Na mesa estão expostos pastéis de nata, uma das delícias da pastelaria Veneza de Aveiro. Esta iniciativa contou com o apoio da dita pastelaria e do restaurante Solar das Estátuas.


Na imagem vemos o casal sem-abrigo que continua a dormir no chão junto do Mercado Municipal de Santiago, acompanhados por um cão. Ali passaram o Natal, dias seguintes e, a passagem de ano novo.
Que drama humano, que vergonha para as instituições que apregoam a solidariedade e recebem apoios financeiros do Estado. Só falta criticarem-me por me envolver no caso… não posso ficar indiferente.

Com um dia de sol espectacular, a cidade de Aveiro neste primeiro dia de Janeiro de 2015, ganhou outra dinâmica, a partir das 15 horas.
Segue conjunto de imagens que nos podem ajudar reflectir como vai decorrer este ano ainda bebé…
Aveiro sem margem para dúvidas é uma cidade linda, catalogada/vista como a Veneza de Portugal, logo não é por acaso a sua escolha para diversas reportagens para fins comerciais, como as que sucederam ao longo do ano de 2014, e ainda bem.
Já opinei neste espaço por diversas vezes que a cidade de Aveiro está a ficar descaracterizada, basta para tanto visitar diversas ruas para verificar que em muitas delas, já não vive ninguém, porque alguns moradores optaram por se deslocar para a zona das Barrocas, zona habitacional da Forca e arredores, provocando assim uma redução de movimentação de pessoas, a não ser a continuidade de poucos estabelecimentos comerciais mais tradicionais.
Aqui, importa citar como exemplo o bairro da Praça do Peixe, que com o decorrer do tempo vai ficando com menos moradores. Os moradores queixam-me da confusão provocada pelos bares, o não cumprimento dos horários estabelecidos, a prostituição descarada, em que se desenvolvam acções concretas para acabar com esta degradação humana. Convém recordar que além dos idosos, ali também habitam famílias com crianças, escritórios.
Os proprietários dos bares tem consigo levar a melhor, porque o que conta são os lucros, tudo o resto não interessa, não sendo necessário ser bruxo para adivinhar o que fala mais alto, com a benevolência da Câmara Municipal, lamento ter que fazer esta afirmação é em abono da verdade. Eu não optaria por viver ali naquela zona…

Postado por Joaquim Carlos, Coordenador do Projecto de Comunicação e Imagem, podendo as imagens ser usadas na condição de que seja feita referência da sua fonte.




2 comentários:

  1. Amado amigo e xará!

    Feliz em visitar seu belíssimo espaço e partilhar com o amigo que meu não menos amado Filho está concluindo seu doutoramento em seu amado País. Lisboa,
    Por isso emociona-me teu contato tão amiude... Desta forma estreitamos laços importantes e históricos que jamais deveriam ser esquecidos,

    Estarei sempre por aqui.. comunique-me de tuas postagens.

    Abraços do Rio Grande do Sul, Brasil, para nosso amado país pai Portugal.

    Com admiração e Carinho

    José Carlos Bortoloti
    Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas suas palavras de amizade e de bom gosto. A cidade de Lisboa também é bonita, sendo visitada por milhões de turistas, como ainda por imprensa de grande nível.
      Pelo que me é dado saber, o meu Caro Amigo é jornalista, pois, eu também o fui durante mais de 26 anos, essa a razão que me leva a actualizar o meu Blog.
      Parabéns ao seu filho por estar a tirar o doutoramento em Lisboa. Aveiro também tem uma Universidade de grande prestigio.
      Boa semana, excelente ano 2015 para todos vós ai no Brasil, País lindo e muito rico em cultura diversificada.

      Excluir