6.07.2012

I Caminhada Solidária da ADASCA Dia 17 de Junho em Aveiro

Caminhar diariamente é um óptimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito anti-envelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, aumentando seus circuitos e reduzindo os riscos de problemas de memória e de atenção.

Na pesquisa, publicada na edição de Setembro da revista Frontiers in Aging Neuroscience, os especialistas acompanharam, durante um ano, 70 adultos com idades entre 60 e 80 anos. E notaram que aqueles que faziam caminhadas regularmente tiveram muitos benefícios, comparados com os sedentários, não apenas fisicamente, mas em relação a sua função cerebral.
“O grupo aeróbico apresentou melhorias na memória, atenção e em diversos outros processos cognitivos”, explicou
o pesquisador Arthur F. Kramer, um dos coordenadores do estudo. De acordo com os pesquisadores, à medida que os idosos no grupo da caminhada ficavam mais em forma, a actividade cerebral (a conexão das “redes”) aumentava de forma similar a alguém de 20 anos de idade.

Quando ficamos mais velhos, os padrões de conectividade diminuem e as “redes” não ficam bem conectadas para apoiar algumas actividades como, por exemplo, dirigir. Porém, com a ajuda do condicionamento aeróbico, essas “redes” se tornam mais coerentes. “Quando caminhamos, integramos estímulos visuais, auditivos, assim como sinais vindo das articulações e músculos, em relação a onde o pé está, o nível de força, e outros movimentos.

É o velho conceito: se você não usa, você perde. Para que algo seja benéfico, precisamos fazê-lo repetidamente, e caminhar é uma actividade de repetição”, concluiu o especialista.
Entretanto, segundo os autores, os resultados não acontecem do dia para a noite. Os efeitos no cérebro só começaram a ser observados no grupo de idosos que faziam caminhadas após 12 meses de prática. Por isso, os especialistas recomendam que, por ser uma actividade aparentemente simples, a caminhada seja adoptada como hábito de saúde, principalmente pelos idosos.

10 Motivos para praticarmos a caminhada.

Os consultores da assessoria desportiva MPR, Fábio Rosa e Emerson Gomes, fornecem uma lista com dez benefícios que a caminhada diária pode trazer. Confira:

1- Aumenta a libertação de endorfinas, ajudando no combate do stress, ansiedade e depressão.

2- Tonifica a musculatura das pernas, coxas e glúteos

3- Possui um gasto médio de 200-300 kcal/hora. Na subida o gasto calórico pode aumentar para até 450kcal/hora

4- Melhora a circulação sanguínea

5- 5- Auxilia na prevenção de varizes

6- 6- Auxilia no controle do colesterol, aumentando o HDL (bom colesterol) e diminuindo o LDL (mau colesterol)

7- Melhora a actividade do sistema imunológico

8- Aumenta o metabolismo de repouso, aumentando assim o gasto calórico diário

9- Aumenta a capacidade dos pulmões absorverem o oxigénio

10- Alivia os sintomas da TPM.

Dois objectivos desta 1ª. Caminhada: comemorar o Dia Mundial do Dador de Sangue de forma diferente, e angariar fundos, que revertem integralmente a favor da ADASCA para fazer face às despesas com a promoção das suas actividades.
Caminhada diária mantém o corpo e a mente jovens. Esta iniciativa é aberta à Comunidade. Venha conviver, dar visibilidade e força à Solidariedade.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Blog: aveiro123-portaaberta.blogspot.com
Telem: 964 470 432

NB: Solicite-nos a Ficha de Inscrição via e-mail: geral@adasca.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário