11.18.2011

Alterações no Conselho Directivo do IPS,IP - Prof. Hélder Trindade sucede na presidência a Álvaro Beleza





Alteração no Conselho Directivo do IPST

Cessa funções o Conselho Diretivo do IPS, IP presidido, pelo médico de imunohemoterapia, Álvaro Beleza, coadjuvado pelos vogais Dra. Eva Falcão e Professor António Sousa Uva.
O Instituto Português do Sangue, IP tem um papel fulcral no bom funcionamento do sistema de saúde português e presta um serviço inestimável à comunidade, pelo que no quadro atual do país, era necessário reestruturá-lo, torná-lo mais moderno e eficaz, sem nunca perder de vista a garantia de excelência reconhecida internacionalmente.
Após quase 10 meses à frente da Instituição é tempo de fazer o balanço da atividade desenvolvida e do caminho traçado para o futuro.

Custos e Receitas
Os resultados obtidos, comparados com os relativos ao mesmo período de 2010, revelam um decréscimo do total dos custos em 11% (cerca de 3 milhões de euros) e um aumento da receita cobrada em 13% (cerca de 4 milhões de euros).
Na atividade do IPS, IP regista-se também um aumento da produção e envio de componentes do sangue para os hospitais em 2%, graças à diminuição de inutilizações em 7%, o que significa um claro incremento da produtividade.
Ao longo do corrente ano, CD do IPS,IP preparou também um conjunto de medidas que significarão, no futuro – nalguns casos a breve prazo –, uma redução de despesa, no qual se destaca aquilo que será o novo modelo funcional do Instituto, resultante da fusão entre o IPS, IP, a Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação (ASST) e os Centros de Histocompatibilidade.

Comunicação e Promoção da Dádiva
Houve um forte incremento de toda atividade relacionada com a comunicação.
Foram criadas comissões nacionais, nos diversos domínios, constituídas por profissionais dos 3 Centros Regionais, Serviços Centrais e Serviços de Sangue, promovendo desta forma um maior conhecimento das realidades e variantes regionais, permitindo avançar numa harmonização de processos.
Neste processo houve também uma abertura aos nossos parceiros, uma vez que foram envolvidos no trabalho e definição estratégica do IPS, IP, os dirigentes de Associações de dadores de reconhecido mérito, do norte, centro e sul do país, integrando a comissão nacional de promoção da dádiva. (e os outros o que são?)
O sítio de internet do IPS, IP foi reestruturado tendo agora uma imagem mais moderna e foi criada a página oficial do Facebook que tem agora uma atividade regular e é consultada por centenas de pessoas, sobretudo as mais jovens. Foi, ainda, lançada a sua primeira Newsletter apelidada de “Notícias de Cá e Lá.
A renovação geracional dos dadores de sangue foi o elemento central no lançamento da Campanha de verão Dador-Salvador, que contou com colaboração do surfista Tiago Pires e da judoca Telma Monteiro e profusamente divulgada na comunicação social.
Ao longo do mês de Agosto, com 7 Unidades Móveis estacionadas nas principais praias do país, inscreveram 3006 pessoas, colheram-se 2315 unidades e 914 pessoas deram sangue pela primeira vez.
No passado dia 14 de Outubro foi inaugurado o novo Centro Regional de Sangue de Coimbra, o que permitirá uma maior racionalização e eficácia da gestão de recursos humanos e materiais, nomeadamente em toda a rede de Sessões de Colheita a nível nacional.

Implementação de medidas que melhoraram o desempenho do IPS, IP
Foi criado, neste período, um stock de Emergência Nacional de 2.500 unidades de sangue que garante as necessidades em casos extraordinários e de calamidade ou acidente.
Após vários anos de inatividade, as câmaras de frio começaram a funcionar, sendo possível armazenar todo o plasma, o que resultará numa enorme poupança para o país
Durante o mês de Novembro está prevista a introdução da Metodologia Única de Validação de Componentes Sanguíneos Durante a Produção e de Controlo Estatístico do Processo para Melhoria da Produção.
A introdução da Abordagem Metrológica Única, já preparada para ser aplicada a partir de Junho de 2012, no âmbito do futuro IPST, significará também uma forte redução dos custos em ensaios por comparação.
Durante esta gestão foi preparada igualmente a aplicação de um novo modelo de Acreditação dos Métodos Laboratoriais, que pode ser usado a partir de Dezembro do próximo ano. Este modelo significará uma melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade e está normalmente associado a um aumento do índice de satisfação dos clientes.
Foram celebrados protocolos com vários Hospitais para que o IPS, IP centralize as análises a todo o sangue colhido, permitindo através de uma economia de escala, grandes ganhos financeiros, pois dá uma maior margem de negociação com os fornecedores, sendo possível a aquisição de material a melhor preço.
Em síntese, o Conselho Diretivo do IPS, IP num período de cerca de dez meses de trabalho, contribuiu decisivamente para que estejam reunidas as condições para o novo Instituto Português do Sangue e do Transplante funcione em moldes europeus.
O novo Instituto Português do Sangue e do Transplante, fruto da fusão entre o Instituto
Português do Sangue, a Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação e os
Centros de Histocomptabilidade, tem um novo Conselho Diretivo presidido pelo Professor Doutor Heldér Trindade (atual Diretor do Centro de Histocomptabilidade do Sul) e pela Dra. Gracinda de Sousa (atualmente desempenha funções no Centro de
Histocomptabilidade e foi Diretora do Centro Regional de Sangue de Lisboa), médica de imunohemoterapia.
Dr. Hélder Trindade na imagem
O Professor Doutor Hélder Fernando Branco Trindade, nasceu a 8 de Novembro de 1953 e licenciou-se em Medicina em 1978, pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa. Em 1982, escolheu a especialidade de imunohemoterapia, área onde se tem destacado no seu percurso profissional, como um dos grandes especialistas.
O novo CD vai ter a seu cargo os destinos duma área da medicina, o Sangue e a Transplantação, em que a atividade desenvolvida em Portugal é reconhecida pela comunidade científica internacional.

Fonte: site do IPS
Data: 18/11/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário