1.01.2014

O Grafite e a pichação

O Grafite e a pichação
A Diferença entre os dois


A pichação vem causando polémica cada vez mais entre a sociedade. Então resolvemos colocar isso em debate. Vamos conhecer agora o que é o grafite e o que é a pichação.


Existe uma grande diferença entre grafite e pichação. A diferença é que grafite é considerado uma arte de rua, já a pichação não é considerada uma arte, e sim uma atitude de vandalismo. A prática de pichar pode levar uma pessoa á cadeia durante muito tempo. A mais recente arma contra a acção dos pichadores é o artigo 65 da lei dos crimes ambientais, número 9.605/98, existente desde1998 e que estabelece punição de três meses a um ano de cadeia e pagamento de multa.

 As pessoas que têm o costume de pichar, disputam com outros pichadores para saber quem picha mais alto. Daí os prédios, praças, edifícios públicos e privados ficam sujos. Uma solução criativa para evitar a pichação é transformar os muros de edifícios em telas de arte. Outra solução para acabar de vez com a pichação é levar os pichadores para conhecer a arte. Então é aí que aparece o grafite.

Os grafiteiros procuram tirar as pessoas da ´´malandragem´´ e levar pichadores para o caminho da arte.


ATENÇÃO 

O grafite só é proibida quando não tem uma solicitação. O grafite faz tanto sucesso hoje, que até recentemente o rei da Escócia mandou seus filhos contratarem alguém para renovar a pintura do castelo e eles resolveram chamar três grafiteiros brasileiros para fazer a obra-de-arte.

O rei falou que quando eles começaram havia estranhado, pois nunca tinha visto uma arte assim tão bonita.

Também há uma diferença entre a pichação, pois ela não é respeitada por ninguém. E o grafite é respeitado porque trata-se de uma arte muito bela. Porém, mesmo que o grafite seja muito belo, tem gente que não gosta desse tipo de arte.


Por Diego Lima e Suyane Oliveira

Comentários: as imagens aqui expostas foram recolhidas no interior da antiga Lota de Aveiro, num belo dia de sol quando por ali passei para realizar uma Fotorreportagem no âmbito do Projecto Imagem e Comunicação. Não é fácil encontrar opiniões fundamentadas sobre a arte de grafite, assim decidi recorrer ao que aqui dou a conhecer, ainda que tenha sido alvo de ligeiras correcções.

Postado por Joaquim Carlos, Coordenador do Projecto Imagem e Comunicação.  Apesar das imagens serem exclusivas, podem ser usadas desde que seja feita referência da sua fonte de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário