8.03.2013

Resultados da Campanha de Colheitas de Sangue ‘Verão 2013’ em Aveiro

Resultados da Campanha de Colheitas de Sangue ‘Verão 2013’ em Aveiro

Unidade Móvel estacionada junto ao Tribunal Judicial de Aveiro, CTTs e Pastelaria Magestik
A Campanha de Colheitas de Sangue ‘Verão 2013’ além de ter um início conturbado, terminou da forma menos agradável, assim o registamos com profundo sentimento de desagrado não só pelos resultados alcançados terem ficado muito aquém em relação ao ano transacto, os quais damos conhecimento abaixo neste comunicado, como ainda pela forma como uma funcionária do Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra se comportou em relação a um dos nossos voluntários, querendo impor a sua dominância como ainda procurou desvalorizar todo o trabalho que a ADASCA desenvolveu durante 15 dias para que a dita Campanha de Verão decorre-se da melhor maneira.

A cobardia moral da dita senhora, é bem reveladora dos procedimentos praticados nas nossas costas, desvalorizando todo um trabalho desenvolvido no terreno em prol da dádiva de sangue. A aprovar o que é aqui afirmado, recordamos a forma pouco simpática como foi agendada para o dia 16 de Julho uma brigada para o Destacamento da GNR de Aveiro sem que a ADASCA fosse tida e achada, quando na verdade já tinham sido efectuadas algumas diligências por esta associação.

Atitude patética e tempestuosa. Pessoas reincidentes e falsas não são bem-vindas à Sede da ADASCA. As pessoas são convidadas a doar sangue de forma livre e de espontânea vontade, nunca se deve exercer coacção vs. pressão a fazê-lo, como a dita funcionária exercitou.  Além do mais nunca nos imiscuímos nas actividades dos funcionários do IPST, bem pelo contrário, procuramos dar-lhes o que de melhor temos. Aguardamos que a queixa apresentada a quem de direito, incluindo o senhor ministro da saúde e Dr. Leal da Costa produza os efeitos esperados.

O expositor da ADASCA que se vê na imagem esteve naquele local durante 10 dias, tendo sido visto por algumas centenas de pessoas
De acordo com o que foi tornado público, a ADASCA e Instituto Português do Sangue e da Transplantação, I.P., concentram todos os seus esforços para fazer face à necessidade de sangue com a chegada do Verão, com um calendário de 14 brigadas só para o mês de Julho, tal como acontece agora no mês de Agosto com 7 brigadas agendas para o Posto Fixo, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. Numa atitude mesquinha, praticam-se procedimentos administrativos traiçoeiros destruindo assim quem tudo deu para que as dádivas aumentassem em Aveiro. A ingratidão é uma faca afiada de dois gumes que nos fere quando menos esperamos.

Temos afirmado com frequência que a ADASCA não é mais uma associação como por vezes se comenta, é única do género no Concelho de Aveiro, composta por pessoas diferentes, sempre na retaguarda não só do Hospital de Aveiro, como de outros quando solicitam a sua colaboração. Muitas vidas são salvas pela utilização do Sangue e a qualidade de vida de muitos doentes é substancialmente melhorada, graças a uma conjugação de esforços e muita dedicação todos os dias na área da sensibilização para a dádiva de sangue. Esta é a nossa força motriz, caso contrário a ADASCA já teria encerrado as portas.

Em Aveiro, só não adere à dádiva de sangue quem não quer, doou á pouco tempo, não pode ou deixou-se vencer pela indiferença, comodismo, pensando que há sempre alguém que faz por si, o que, o próprio devia ter feito. Errado, pois essa decisão diz respeito a cada um particularmente.

O que mais nos dói é a forma como esta associação tem sido desrespeitada por certas pessoas e entidades públicas (diga-se bem intencionadas, existindo algumas no CST de Coimbra), quando o dever de todos seria cooperar em uníssono por uma causa pública como esta que vem sendo desenvolvida há quase 7 anos. A ganância de resultados fáceis destruiu toda uma dedicação de 7 anos… que ingratidão. A mágoa é profunda. Não podemos ficar indiferentes, assim se justifica esta nossa reacção.

O episódio da ADASCA ter que pagar 150€ à Câmara Municipal de Aveiro, respeitante à Taxa de Estacionamento da Unidade Móvel na Praça Marques Pombal, valor entretanto restituído, o qual mereceu a melhor atenção da comunicação social, é um dos exemplos que há muito temos vindo a tornar público, apesar de passar ao lado de quem não devia. Paga-se para ser-se solidário e para ser voluntário, ainda se admiram dos cidadãos estarem cada vez mais distantes das suas obrigações sociais?

Face ao exposto, damos a conhecer os resultados alcançados no decorrer da Campanha ‘Verão 2013’ ao longo dos 6 dias na Praça Marquês Pombal. Assim:

- Total de aprovados: 53
- Total de suspensos: 24
- Total de eliminados:3
- Total de inscritos: 80.

No ano transacto, durante 7 dias registámos um total de 166 inscritos, destes resultaram 120 dádivas aprovadas, 46 suspensões. Este ano, inscreveram-se menos 86, menos 67 dádivas aprovadas e 22 suspensões, uma diferença que nos leva a pensar no que decorrer menos bem, deixando-nos preocupados. Admitimos que local escolhido para a Campanha ‘Verão 2013’ não tenha sido o melhor, mas, além disso a perda da isenção das taxas moderadoras nos hospitais, é assunto recorrente no diálogo com os dadores de sangue e não outras de natureza socioeconómica como se quer fazer crer.

A todos sem excepção, incluindo a comunicação social no geral agradecemos toda a atenção que foi dispensada, na certeza que produziu efeitos pela positiva, independentemente do embaraço que nos causou. Aqui incluímos a Junta de Freguesia da Glória e a Pastelaria Magestik que nos apoiou em tudo que necessitamos.

O Sangue é "a água necessária" que faz correr o rio da vida! (Elsa Oliveira). Aceite este conselho amigo: não vá de férias sem cumprir com o seu dever cívico, dê sangue ajude a salvar vidas. Existe sempre alguém na cama de um hospital a necessitar do nosso gesto. A seguir podemos ser nós, ninguém está imune de passar por esta necessidade.

Face ao previsível aumento de dificuldades nesta época do ano em que tradicionalmente “o volume de dádivas se ressente”, porque as pessoas estão de férias, o IPST faz um apelo especial aos dadores habituais que não dão sangue há mais de seis meses para que o façam agora, principalmente os do grupo O, negativo e positivo, e grupo A, negativo e positivo. Mas também pede aos jovens que dêem sangue pela primeira vez, tornando o seu Verão “mais rico”.

Cordialmente
Joaquim Carlos

Presidente da Direcção da ADASCA

Notícias1 resultado novo para dadiva de sangue
Colheitas de sangue em Aveiro | Maior TvMaior Tv
Em Aveiro, só não adere à dádiva de sangue quem não quer, doou á pouco tempo, não pode ou deixou-se vencer pela indiferença, comodismo, pensando que ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário