8.19.2013

ADASCA Preocupada com os Resultados da Colheita de Sangue no Dia 17 de Agosto no Posto Fixo

ADASCA Preocupada com os Resultados da Colheita de Sangue no Dia 17 de Agosto no Posto Fixo

Caros Colegas Associados!
C/C à Comunicação Social Nacional


Como é habitual, a ADASCA vem dar a conhecer os resultados da última Colheita de Sangue levada realizada no dia 17 de Agosto no Posto Fixo da ADASCA.

Assim:
- 11 Dadores aprovados
- 05 Dadores suspensos
- 0 Dadores eliminados
- 0 Inscrições para medula óssea
- 16 Total de inscritos.
- Sócios de pleno direito inscritos: 3311.

Comentários: estes resultados deixam-nos profundamente tristes e preocupados, ainda que a previsão seja sempre uma incógnita tendo em conta o descontentamento que invadiu os dadores, pelo facto de lhes ter sido retirada a isenção das taxas moderadoras nos hospitais. Contudo, a nossa previsão era para uma adesão de 40 a 50 aderentes, tendo em conta a quantidade de dadores associados. Assim acontece com as sessões de colheitas às 4ª.s são sempre imprevisíveis.

No dia 18 de Agosto do ano transacto registamos uma adesão de 40 potenciais dadores de sangue, destes 37 foram aprovados, apenas 3 foram adiados vs. suspensos. Este ano, nem metade conseguimos. Ficamos com a sensação de que estamos a trabalhar para boneco. O ministro da saúde, por força da ganância de querer fazer dinheiro no custe o que custar, ao retirar a isenção dos dadores nos hospitais, destruiu todo o trabalho que levou ano a erguer no mundo da dádiva de sangue, área bastante delicada, que dificilmente será recuperada. A ADASCA tem alertado vezes sem conta o ministério da saúde para o erro que cometeu, nem assim apesar de reconhecer a realidade dos factos, teima em encobrir o sol com uma peneira de desculpas sem consistência. Só pode estar com o cérebro ofuscado com o metal.

Os dadores são soberanos na medida em que, não são obrigados a doar sangue, embora sejam coagidos  vs, pressionados a fazê-lo à conta de apelos a roçar o dramático, quando nos informam que foram contactos via telefone. Recordamos o que sucedeu no dia 30 de Julho em que uma funcionária agarrava as pessoas pelos braços, dizendo-lhes: "hoje tem que praticar uma boa acção".

Os dadores não são nem estão insensíveis ao drama da falta de sangue, estão sim, magoados pela forma como passaram a ser  vistos e tratados no SNS onde somos gozados por termos perdido o único incentivo à dádiva, e por fim desconsiderados. Em abono da verdade, ficamos com a percepção que não somos assim tão necessários ou passamos a ser menos importantes que um cliente numa pastelaria qualquer.

É frustrante se tivermos em conta o investimento e todo trabalho que tem sido feito na área da promoção vs. divulgação. Temos esperança que melhores resultados vão surgir, mas, como em política não há arrependimento pelos erros que cometem, resta-nos esperar que o tempo passe para ver o ministro pelas costas.

A nossa persistência no envio de e-mails vs. mensagens no sentido que os colegas nos ajudem a divulgar o Mapa de Colheitas que se realizam no nosso Posto Fixo vai continuar porque, mais não seja para lembrar a todos o nosso dever cívico, ajudar hoje os que dependem de nós, para que amanhã no caso de necessitarmos podermos ter "retorno do nosso gesto".

Segue em anexo o Mapa de Brigadas válido até final de Dezembro, que pode ser impresso em local público.

Esperamos contar sempre com a vossa presença nas nossas actividades, as vossas opiniões e, que se sintam sempre bem-vindos até ao nosso meio. Presentemente, a ADASCA congrega cerca de 3311 dadores de sangue associados de pleno direito, conforme os Estatutos em menos de 7 anos de actividade.

Como sempre ao dispor, sou,
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
E-mail:geral@adasca.pt
Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário