12.29.2013

Paragens de autocarros destruídas em Aveiro

Paragens de autocarros destruídas em Aveiro

Estes actos são praticados por grupos de jovens durante a madrugada, após a saída dos diversos bares existentes na cidade de Aveiro

O conceito de vandalismo surgiu na Roma antiga, com a chegada dos povos bárbaros, que invadiram Roma e a saquearam por duas semanas correntes. Hoje em dia, vândalo é aquele que destrói por bel-prazer e o vandalismo é um problema comum em grandes cidades, a cidade de Aveiro não está imune a estes actos.

De tempos a tempos, com maior incidência na altura do Verão, as tendências de ideais negativos dão margem a um significativo aumento do vandalismo na cidade de Aveiro, passando a preocupar a administração local. No entanto, desconhecemos o que tem sido feito na área de prevenção, para por termo a actos desta natureza anti-social, destruindo assim equipamentos de interesse público, então instalados naqueles locais para melhor servir a comunidade e os cidadãos na generalidade, principalmente aqueles que dependem de transportes públicos.

Estudos comprovam que o acto é, em geral, praticado por grupos de jovens em busca de aceitação familiar ou em sua rede social, atenção ou até mesmo um modo de expressão próxima da agressividade. Os adolescentes envolvidos nestes actos apresentam, na maioria das vezes, um quadro de consumo de drogas ou confusões mentais (ocasionadas por factores biológicos ou sociais), associado ao consumo em excesso de bebidas alcoólicas.


As gerações actuais estão apresentando cada vez mais problemas de comportamento anti-social, ultrapassando os limites familiares e atingindo um âmbito social que não deve passar despercebido, portanto, passam a comprometer toda a população, exigindo tomadas de posição sérias das autoridades, por forma a erradicar o sentimento de impunidade que se respira na comunidade aveirense.

Por todo o lado nos deparamos com destruição de equipamentos de utilidade pública, tais como: paragem de autocarros com vidros destruídos, contentores do lixo virados ou destruídos, carros vandalizados, vasos de flores partidos, outros arremessados para a via pública, a confirmar o que é aqui dito, basta darmos uma volta pela cidade de Aveiro pela manhã cedo e, observar o cenário com que nos deparamos, deixando qualquer um com um sentimento de revolta senão de impotência.

Será que vão ser tomadas medidas de prevenção mais gravosas ou, vamos continuar a assistir a uma destruição contínua de equipamentos públicos, suportados com o dinheiro dos contribuintes sem nada aconteça de concreto? Prometemos que vamos continuar atentos.


Postado por Joaquim Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário