12.13.2012

Diocese diz que estado de saúde do bispo que falou de abusos está "gravemente afectado"


Diocese diz que estado de saúde do bispo que falou de abusos está "gravemente afectado"

ANDREIA SANCHES 13/12/2012 - 22:37
D. António dos Santos comentou a um jornal o caso do padre que foi detido no Fundão. Diocese da Guarda reagiu.
O vice-reitor do Seminário do Fundão foi detido sexta-feira por suspeitas 
de pedofilia PAULO PIMENTA


O gabinete de comunicação da diocese da Guarda emitiu esta quinta-feira um comunicado onde afirma que o "estado de saúde" de D. António dos Santos, bispo emérito da Guarda, "está gravemente afectado, na opinião dos médicos que o acompanham".

E acrescenta: "Qualquer declaração por ele já prestada, ou que venha a prestar sobre os acontecimentos últimos da vida desta diocese carece de fundamento e só pode ser atribuída a boatos que possam circular".

D. António dos Santos é citado na edição desta quinta-feira do Jornal de Notícias, comentando o caso do vice-reitor do Seminário Menor do Fundão que foi detido por suspeita de abuso sexual de crianças.

O bispo emérito sustenta nessas declarações que o padre Luís Mendes foi vítima da sua "imprudência", porque se "deitava com os alunos", ainda que não tenha tido qualquer contacto físico com eles.

D. António dos Santos, que presidiu à diocese da Guarda mas está afastado há oito anos, segundo lembra a nota, disse ainda ao jornal que nunca teve conhecimento de casos de abusos. O PÚBLICO tentou contactá-lo, sem sucesso.

O vice-reitor do Seminário Menor do Fundão foi detido na sexta-feira no âmbito de um inquérito sobre abuso sexual de menores e foi sujeito a prisão domiciliária com pulseira electrónica. A diocese manifestou a sua intenção de oferecer "total colaboração" à investigação em curso.


Postado por Joaquim Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário