11.26.2013

ADASCA discorda da imposição de novo horário nas suas colheitas de sangue

ADASCA discorda da imposição de novo horário nas suas colheitas de sangue


C/C ao Sr. Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo
C/C ao Sr. Secretário de Estado da Saúde, Dr. Leal da Costa

Constatamos que a única Associação com horário diferenciado para dar início ao atendimento dos dadores no local de Colheitas de Sangue, no Concelho de Aveiro é a ADASCA, sem que tenhamos sido ouvidos sobre esta alteração vs. ordem e, que não constava no Mapa de Brigadas aprovado em 1ª. mão, como se pode constatar no seu original para o ano de 2014.

Somos levados a pensar que está em marcha uma campanha contra a ADASCA, favorecendo outros que nada fizeram e nada continuam a fazer para aumentar a adesão das pessoas à dádiva de sangue neste Concelho, o que não podemos deixar de repudiar.

Alguém dos Serviços Administrativos do Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra (CSTC) está porventura empenhado em destruir todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido há 7 anos no Concelho de Aveiro. Quais são os interesses que motivaram esta alteração de horário e, apenas nas brigadas realizadas pela ADASCA, e, nas realizadas por outras entidades mantém na mesma?

Qual a explicação que nos pode ser dada para a prática desta discriminação, a qual condenamos energicamente? A ADASCA tem pessoas empenhadas na promoção da dádiva no Concelho de Aveiro, na direcção da mesma, ou, tem bonecos com os quais se pode brincar?

Como se explica que, para as brigadas de outros promotores mantém-se o horário das 9:00 horas às 13:00 horas, e, para a ADASCA no Posto Fixo passou a ser das 9:30 horas às 13:00 horas? Os funcionários não são os mesmos do CSTC ou, as colheitas de sangue passam a ser efectuadas por empresas privadas de acordo com as notícias vindas a público no passado recente?

O Posto Fixo da ADASCA está equipado com Cadeiras apropriadas para as Recolhas de Sangue, apenas é necessário montar e operacionalizar o equipamento para dar início ao atendimento dos dadores. Ainda assim justifica-se a alteração do horário?

Fala-se tanto em diálogo, aproximação e cooperação com as associações de dadores, sim, as que dão tudo no terreno em prol da dádiva de sangue, nomeadamente com a ADASCA, mas, o que assistimos na prática é uma clara imposição de determinações, ordens taxativas como se fossemos funcionários assalariados pelo CST de Coimbra, o que não o caso, pois todos nós somos voluntários, dependemos isso sim, da motivação para empurrar esta associação para a frente.

Para que não surjam dúvidas do que acima nos queixamos, segue abaixo a prova evidente da discriminação que vai ser iniciada a partir do dia 30 do corrente mês, cuja sessão de colheitas aparece no site do IPST com novo horário. Assim:

- Dia 03.01.2014a realizar pelos Lions de Santa Joana Princesa (Aveiro) Salão Florinhas do Vouga junto a Sé de Aveiro das 09:00 às 13:00  pelo CRS de Coimbra.

- Dia 04.01.2014. primeira Brigada a realizar no Posto Avançado de Aveiro-Sede Adasca Mercado Municipal de Santiago - Sede Adasca - Aveiro das   09:30 horas e as 13:00 horas pelo CRS de Coimbra.

- Dia 12.01.2014 em Esgueira (Aveiro) Junta de Freguesia de esgueira, a realizar pela ADASMA da Mamarrosa entre as 09:00 13:00 pelo CRS Coimbra.
- Dia 19.01.2014 a realizar em S. Bernardo (Aveiro) das 09:00 13:00 pelo CRS- Coimbra.

Por este meio, apelamos à atenção do Dr. Hélder Trindade, Presidente do Conselho Directivo do IPST, como ainda da Dra. Cristina Sousa, que a relação vs. cooperação entre a ADASCA e o Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra, corre sérios riscos de terminar da pior maneira, pois estamos fartos de ser traídos, como ainda de observarmos o nosso trabalho a ser destruído lentamente por quem devia defendê-lo.
A Direcção da ADASCA vai analisar os efeitos destes horários discriminatórios e injustos, ponderando a possibilidade de realizar uma Conferencia de Imprensa como ainda emitir um comunicado a nível nacional, por forma a dar conhecimento à sociedade do que estamos a ser alvo e das principais causas da desmotivação das pessoas e dos dadores a não comparecerem nos locais das colheitas de sangue.

Exigimos equidade nos horários das brigadas, e não podemos aceitar que uns sejam mais iguais do que outros. A quem interessa afinal esta “guerra”? Está em causa o futuro da dádiva de sangue em Portugal? Claro que está. A culpa não nos deve ser atribuída a nós. O trabalho que esta associação realização durante estes anos da sua existência fala por si.


Cordialmente,
Presidente da Direcção da ADASCA


NB: Será que vale a pena comemorar o 7º. Aniversário da ADASCA em Fevereiro? Ver vamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário