2.03.2013

Inscreva-se como Dador de Medula Óssea no Posto Fixo da ADASCA


Inscreva-se como Dador de Medula Óssea no Posto Fixo da ADASCA

Sabia que?

Há doenças como as Leucemias e alguns tipos de Linfomas, entre outras que podem ser curadas através de um transplante de medula óssea?

Estes doentes só têm 25% de hipóteses de terem um irmão igual e a percentagem de encontrarem um dador compatível não aparentado é de 1/10000.

O Registo Português de Dadores de Medula Óssea existe para que se possam encontrar dadores para estes casos.

Para ser potencial dador, basta preencher um inquérito, fazer uma pequena recolha de sangue, e se tudo estiver bem, fica inscrito numa base de dados nacional e internacional que é pesquisadas diariamente para todos os doentes que necessitem de transplante.

Só precisa de
- Ter pelo menos 50kgs
- Ter entre 18 e 45 anos de idade
- Ser saudável.

Comentários: esta é a mensagem que pode ser lida no folheto que começou a ser distribuído pelo IPST no decorrer das Colheitas de Sangue no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro.

Nós acrescentamos: deve fazer-se acompanhar do B.I. ou do seu substituto, podendo tomar normalmente o pequeno-almoço, tanto para a dádiva de sangue como para a medula óssea, com a abstenção de álcool.

Lamentamos que esta mais-valia para quem quer se inscrever como potencial dador de medula, não nos tenha sido dada a conhecer oficialmente pelos serviços de promoção do IPST. Quando damos por ela, já está a decorrer no terreno sem que disso tenhamos conhecimento, isso aconteceu exactamente no decorrer da Brigada no dia 2 de Fevereiro no Posto Fixo da ADASCA.

O Mapa de Colheitas de Sangue para todo o ano de 2013 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro, pode ser solicitado através do e-mail:geral@adasca.pt ou consultado no site: http://www.adasca.pt/

O Posto Fixo da ADASCA está localizado no interior do Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário