11.03.2014

Boletim Informativo de Novembro da Associação de Dadores de Sangue do Distrito de Viana do Castelo

Boletim Informativo de Novembro da Associação de Dadores de Sangue do Distrito de Viana do Castelo

Tomamos a iniciativa de fazer chegar até vós a Edição do Boletim Informativo da Ass. de Dadores de Sangue do Distrito de Viana do Castelo, correspondente ao mês de Novembro.

Esta edição reúne um conjunto de "artigos" que preocupa a maioria dos dirigentes associativos, quiçá uns mais do que outros, conforme se dedicam à causa da dádiva de sangue.

Acreditamos que os assuntos abordados são há muito do inteiro conhecimento dos responsáveis directivos do IPST, só não compreendemos porque ainda não foram solucionados!

Somos levados a pensar que a dignidade e o valor do dador de sangue estão seriamente comprometidos, pela forma como lhe é comunicado que não pode doar sangue durante um certo período de tempo, ou até excluído para sempre, deixando assim a pessoa entregue a si própria, qual objecto descartável se trata-se.

Estamos ou não perante excesso de zelo na avaliação clínica, ou perante sinais de incompetência dos profissionais clínicos? Algo não está a ser claro, uma vez que existem dadores que se queixam da dificuldade em descodificar os termos que os médicos usam, saindo assim dos locais de colheitas de cabisbaixo, deixando escapar a declaração que não voltarão mais, porque ficaram confusos.

Quanto ao famigerado Seguro do Dador a que o Boletim se refere, trás-nos ao pensamento o seguinte ditado popular: O Seguro morreu de velho e a Prudência ficou viúva. Continua a não haver seguro para ninguém, há quase 30 anos que andamos nisto.

Por fim, lamentamos o facto das associações de dadores continuarem a não ser tidas nem achadas pela comunicação social, dando sempre a primazia a outras entidades. Enfim, é a imprensa que temos, alguma ancorada nos apoios financeiros do Estado vs contribuintes. A melhor censura é não falar do assunto, como se fossemos obrigados a doar aquilo que o nosso corpo produz. Nós é que somos o sacanas, os maus da fita, os indiferentes ao sofrimento do nosso próximo.

Estamos atentos à evolução dos acontecimentos, e à forma como somos desrespeitados no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Na verdade, falta-nos uma entidade independente da influência politica e religiosa que interceda pelas associações de dadores e pelos dadores singularmente na área da jurisdição junto do Ministério da Saúde  e do IPST. Quiçá, venha a surgir dentro de algum tempo, é um dos nossos anseios.

Cordialmente, sou

Joaquim Carlos 
Presidente da Direcção da ADASCA
ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO NO ANO DE 2014?
Quem quiser tem as Coordenadas GPS: N 40.62659,W -8.65133

NB: O dito Boletim pode ser lido no site indicado acima, para tanto basta clicar no link. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário