9.21.2014

Eu valorizo a liberdade de expressão

 Eu valorizo a liberdade de expressão


 Liberdade de expressão – Sem liberdade não há democracia

Ortega, que foi quem mais penetrou nessa descoberta da realidade da vida humana, dizia: o homem é forçosamente livre; "lo es por fuerza". Acontece que o homem pode renunciar à sua liberdade. Pode renunciar à sua liberdade em um acto livre. Se eu renuncio à minha liberdade, se, por exemplo, eu digo: "agora vou fazer o que os senhores me digam", estou decidindo livremente e, no caso, executo também um acto de liberdade, que é renunciar a ela...; por isso, a liberdade é irrenunciável.

O homem pode chegar a uma desumanização; falamos de desumanização, dizemos que é algo inumano, infra-humano... Ortega deu um passo a mais e falou de "deshominização", pode haver uma renúncia à própria condição humana.

“A liberdade de imprensa é um dos grandes baluartes da liberdade e da democracia que nunca deve ser restringida por forças ou governos despóticas.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário