4.07.2014

ADASCA Comemorou o Dia Nacional do Dador de Sangue com 1ª. Exposição sobre Dádiva de Sangue

ADASCA Comemorou o Dia Nacional do Dador de Sangue com 1ª. Exposição sobre Dádiva de Sangue












A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro-ADASCA, comemorou este ano o Dia Nacional do Dador de Sangue (27 de Março) de forma inédita em Aveiro, realizando a 1ª. Exposição sobre a Dádiva de Sangue, em simultâneo com um Concurso de Desenho, com o seguinte lema: GESTOS SIMPLES QUE SALVAM VIDAS.

Numa altura em que a escassez de sangue se faz sentir em alguns hospitais, julgamos que tanto o tema como o Concurso, enquadraram-se perfeitamente, procurando assim sensibilizar a comunidade aveirense, desafiando essencialmente os jovens dadores e não dadores a participarem mediante a apresentação de Desenhos alusivos a esta temática.

A Exposição decorreu nas Galerias de Exposições da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, nos dias 27, 28, 29, 30 e 31 de Março, dias 1, 2 e 3 de Abril, localizada na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, nº. 5, junto ao edifício Passos do Concelho, com entrada livre.

O Júri foi formado por 7 elementos singulares, integrando o Dr. Humberto Rocha, em substituição do Artista Artur Fino por razões de saúde.

1 Elemento da Direcção da ADASCA
1 Representante do IPST
1 Representante da ESSUA
1 Representante do Serviço de ImunoHemoterapia do Hospital de Aveiro
1 Representante do Pelouro da Saúde da CM de Aveiro
1 Representante do Instituto Português do Desporto e Juventude de Aveiro
1 Jornalista do Correio da Manhã.

Estiveram expostos alguns artigos e objectos relacionados com a dádiva de sangue, que valeu a pena visitar, ficando-se assim a saber como eram transportadas a dádivas de sangue há uns 35/40 anos atrás, cedidos para o efeito pelo Serviço de ImunoHemoterapia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Decorreu ainda no dia 31 de Março uma Conferência em torno do tema: TRANSFUSÃO DE SANGUE, GESTOS SIMPLES QUE SALVAM VIDAS, sob a coordenação da Dra. Lúcia Borges, Directora do Serviço de ImunoHemoterapia do Hospital do Baixo Vouga coadjuvada pela Dra. Marta Serra, ainda pelas Enfermeiras Clara Manco e Maria do Céu Portelada, tendo por tema: Do dador ao receptor, Transfusão de Sangue, Cuidar o doente submetido a transfusão de Sangue sanguínea.

À referida Conferencia assistiu um grupo de aluno da Escola Secundária Homem Cristo, a quem muito agradecemos a sua adesão.

Notamos com alguma mágoa, que a comunidade aveirense optou por não aderir, ainda que ninguém se tenha sentido na obrigação de assistir.

Os aveirenses têm na sua terra o que merecem, quiçá até de mais. O desinteresse, a indiferença por iniciativas destas no âmbito da saúde, devia interessar a todos, contudo, não isso que assistimos infelizmente.

Vamos considerar se vale a pena continuar a realizar estas iniciativas.

Postado por Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

(Coordenador da I Exposição da ADASCA)

NB: as fotos falam por si, dispensam legendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário