10.20.2013

Moção da ADASCA apresentada na 3ª. Convenção Nacional de Santarém

Moção da ADASCA apresentada  na 3ª. Convenção Nacional de Santarém
 
Joaquim Carlos, Presidente da Direcção da ADASCA apresentando a Moção
O diálogo, a discussão e a empatia são valores absolutamente necessários entre as associações de dadores de sangue. Não haverá nenhuma solução rápida, pois seria sol de pouca dura. Precisamos de desenvolver em conjunto posições e estratégias a longo prazo através destas Convenções Nacionais, as quais possam obter sucesso no “mundo” da dádiva de sangue e gerar, entre as associações e grupos, uma forte determinação para vencer os obstáculos que muitas vezes nos são levantados. Unidos venceremos, sobre isso não tenho dúvidas, aliás, não deve haver dúvidas.

Esta Moção propõe à 3ª. Convenção realizada aqui em Santarém a criação de uma Comissão de Acompanhamento para as futuras Convenções Nacionais de Dadores de Sangue, cuja missão será ajudar os colegas organizadores a ultrapassar eventuais dificuldades na sua organização, que de forma propositada ou imprevista surgem sempre, criando assim um sentimento de desmotivação que pode conduzir à desistência de continuidade da referida Convenção, o que não podemos permitir, pois isso iria contra aos objectivos que motivaram a realização da 1ª. Convenção Nacional pela ADASCA no mês de Julho de 2011 no ISCAA em Aveiro, a 2ª. Convenção em Viana do Castelo e agora a 3ª. Convenção em Santarém.

Por vezes as dificuldades são enormes na sua organização, a ADASCA já lidou com elas, essa a razão desta Moção. A caminhada não tem sido fácil nem vai ser, pois os dirigentes associativos na sua maioria sente-se revoltada e impaciente pelo modo como têm (temos) sido desconsiderados. A Comissão de Acompanhamento visa prestar o apoio considerado necessário, desde que seja solicitado, e nunca se imiscuirá nas tarefas vs. decisões dos futuros organizadores.

O caracter humano sempre teve de se haver com pontos de vista divergentes e com o direito de todos os homens manifestarem livremente as suas opiniões. Acredito que tanto esta 3ª. Convenção como as futuras necessitam que todas as suas vozes sejam escutadas, aqui o meu ponto de vista não passa de uma parte de todo o desconforto que se tem sentido no “mundo” da dádiva de sangue. É tempo de estarmos mais próximos uns dos outros, sem subestimar as diferenças existentes.

Se me for aqui permitido expressar um fervoroso desejo, então gostaria que o espírito humanista que tanto nos caracteriza na qualidade de dirigentes de associações em prol dos doentes necessitados de produtos sanguíneos, para que a reconciliação entre todos seja verdadeira, e para que aprendamos a amar com inteligência e humildade as nossas posições.

Já basta de tantas divergências entre nós dirigentes que apregoamos a solidariedade sanguínea aos outros, quando na prática a realidade que se vive é outra. Agora é altura de olharmos em frente e sentirmo-nos mais próximos uns dos outros. Unidos venceremos!

Face ao exposto esta Moção propõe que a dita Comissão de Acompanhamento seja constituída pelas seguintes entidades para a promoção da dádiva de sangue:

1 – Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA)
2 – Associação de Dadores de Sangue do Distrito de Viana do Castelo
3 – Grupo de Dadores de Sangue dos Bombeiros Voluntários de Pernes
4 – Grupo de Dadores de Sangue da Sociedade Recreativa Operária de Santarém
5 - Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Alpiarça.

As sugestões são sempre bem-vindas, na certeza que irão ajudar a constituir uma Comissão sólida e representativa.

Muito grato pela vossa atenção e por me terem escutado.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

Santarém, 19 de Outubro de 2013

E-mail:geral@adasca.pt

Site: www.adasca.pt

NB: este o texto integral da Moção e que foi votado a favor da criação da dita Comissão de Acompanhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário