3.15.2012

Hospital de Aveiro Recusou Tratamento a uma Doente Oncológica



Hospital de Aveiro Recusou Tratamento a uma Doente Oncológica

O Hospital de Aveiro explica porque recusou tratamento a uma doente oncológica com um equívoco na referenciação. Em comunicado, diz que não estão em causa critérios económicos, mas admite procedimentos incorrectos.
A história é contada na manchete do “Diário de Notícias” desta quinta-feira. O jornal diz que a doente de cancro foi enviada do Hospital de Santo António, no Porto, para Aveiro e que nesta segunda unidade o tratamento com quimioterapia lhe foi recusado em cima da hora da primeira sessão. O Hospital de Aveiro admite que houve dois erros no caso desta mulher e explica que foi referenciada do Porto para Aveiro para fazer quimioterapia mais perto de casa. O primeiro erro foi a utente ter sido enviada para Aveiro, hospital que, segundo a administração, não está habilitado para tratar todos os tipos de tumores, nomeadamente o que foi diagnosticado a esta doente.
O segundo erro, adianta o comunicado, foi o serviço de oncologia do próprio hospital ter avançado com a marcação de tratamentos. A administração admite que a doente não foi informada, no devido tempo, de que o tratamento já não iria realizar-se e explica que a falha aconteceu porque o pedido de autorização chegou à direcção clínica em cima da primeira sessão.
A doente acabou por ser enviada para o centro hospitalar da universidade de Coimbra, de acordo com a rede de referenciação das doenças oncológicas. O centro hospitalar do Baixo Vouga, que integra o hospital de Aveiro, garante que a origem da recusa foi baseada nesse único critério, o respeito pela rede de referenciação.

Fonte: RR
Aveiro 2012-03-15 16:25:09

Um comentário:

  1. A verdade dos factos nestas instituições raramente são divulgadas na íntegra, é como se o sentido da responsabilidade falece-se na fila de espera, o que é muito mau, tanto para a instuição onde decorreu o caso, como para os utentes mais atentos a estas notícias.

    ResponderExcluir