2.20.2011

AI DE VÓS, HIPÓCRITAS...


AI DE VÓS, HIPÓCRITAS...

A hipocrisia é um pecado (erro, defeito) que implica fingimento, falsidade, dissimulação, velhacaria, ostentação, maldade, mentira, etc., etc.. É um sentimento profundamente condenável e perigoso, que Jesus causticou em árias situações com que foi confrontado socialmente.
Infelizmente, esta atitude é bastante usada em nossos dias, com prejuízos visíveis, tanto para quem faz uso dela, como também para quem é visado pela mesma. Quem faz uso da hipocrisia torna-se insensível, duro, enganador em todos os níveis e, mais tarde ou mais cedo, acaba por cair nas malhas da sua própria teia.
Conta um velho apólogo que um galo, experimentado e ladino, fez cair sobre azougada e matreira raposa as consequências da sua hipocrisia.
Foi assim:
- Um galo encontrava-se no seu posto de vigia - um alto galho de uma árvore - quando a manhosa raposa se aproximou com palavras mansas e suaves, dizendo - companheiro e senhor galo, tenho boas notícias pata todos os animais!... Acabou de sair um decreto real para que todos os animais sejam amigos. É um tratado de paz que merece ser comemorado com um grande abraço, pois todos somos irmãos e amigos!... Todos temos os mesmos direitos... desça daí para a nossa fraterna comemoração...
- Minha boa e querida amiga - replicou o galo - não imaginas como estou feliz com a alvissareira notícia de paz! Feliz também por seres tu a grande mensageira!... vou já descer para comemorar contigo e com aquela matilha de cães que se aproxima correndo, certamente, com a promissora notícia.
- A raposa, ao ouvir tal informação, apressou-se a dizer ao galo:- tenho muita pena mas não posso esperar mais; tenho muito que caminhar, e largou a correr diante dos canídeos, que já lhe estavam no encalço.
- Doa alto da árvore, o galo ajuizado pôs-se a rir de satisfação e gritava para a pérfida raposa:
- Mostra-lhes o decreto... mostra-lhes o decreto!...
Nesta fábula de Jean de La Fontaine a hipocrisia prejudicava o hipócrita, mas muitos e muitos casos há em que essa negativa atitude de alma prejudica terceiros incautos e menos prevenidos.
Voltando ao incomodativo Jesus, no capítulo 23 de do Evangelho de Mateus, condena taxativamente o pecado da hipocrisia, com a qual, e a pretexto de religiosidade e piedade, se espoliavam os pobres e simples dos seus bens materiais e das suas possibilidades espirituais, quando os tornavam filhos do inferno, leia-se em Mateus 23:15.
É preciso ter cuidado com a hipocrisia, para que não sejamos suas vitimas, uma vez que ela nos inibe a entrada na glória de Jesus e nos condena à Segunda morte: "... os tímidos, os incrédulos, os abomináveis, os homicidas, os devassos, os feiticeiros, os idolatras e todos os mentirosos (hipócritas) têm a sua parte no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte.
Cuidado, a hipocrisia é uma das formas mais insinuantes da mentira e os mentirosos não entrarão, nem permanecerão na presença de Jesus.
Se tomarmos à letra o legalismo bíblico os políticos não deixarão de ser os maiores mentirosos (hipócritas), iguais a sepulcros caiados, porque vivem demasiado da aparência.

Joaquim Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário