6.25.2012

Recolha de Sangue para Projecto de Investigação - Estudo Genético pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

É do conhecimento público, que no próximo dia 29 (6ª. feira) entre as 9 e as 13 horas vai decorrer a última Colheita de Sangue do mês de Junho no Posto Fixo da ADASCA.

Leiam com atenção o pedido que se segue, endereçado pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, como ainda o documento de Consentimento em PDF que pode ser impresso no site: www.adasca.pt.

Considerando os objectivos que nos são dado a conhecer, é para a ADASCA uma honra receber a Equipa da referida Universidade na nossa Sede. Aceitem o nosso convite, compareçam e porque não convidar também os vossos amigos a aderir também.


Presidente da Direcção da ADASCA

---------------------------------

Exmo. Senhor Joaquim Carlos,

No seguimento do meu recente contacto telefónico, venho por este meio solicitar a sua colaboração num projecto de investigação que está a decorrer na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, sob a minha responsabilidade.

A nossa equipa tem acompanhado várias brigadas do IPS-Coimbra, a vários pontos de recolha de sangue da Região Centro, com o objectivo de recrutar voluntários para um estudo genético de pessoas saudáveis. O estudo é anónimo, não recolhemos dados identificativos (apenas idade, sexo, naturalidade e altura/peso) e consiste na recolha de um tubo de sangue, no momento da habitual recolha de sangue, pelo que não envolve qualquer incómodo adicional. A participação é de caracter voluntário e será distribuída uma folha explicativa (em anexo).

Este estudo foi autorizado pelo Conselho Directivo do IPS e pelo responsável da Região Centro (Dr. Mário Chin). Poderá obter informações adicionais junto da sua secretária (D. Filipa, tel 239791070).

Ainda não recrutamos voluntários do distrito de Aveiro, pelo que lhe solicito autorização para enviar 2 jovens colaboradores, às instalações da ADASCA no próximo dia 29 de Junho, das 9 às 13h. A função destes colaboradores é de apenas distribuírem as fichas informativas e tirarem alguma dúvida que possa existir. O resto será feito pelos senhores enfermeiros da brigada, que já estarão informados sobre este projecto de investigação.


Com os meus melhores cumprimentos,

Prof. Doutor Manuel Lemos

Faculdade de Ciências da Saúde

Universidade da Beira Interior

6.22.2012

IPO do Porto com reservas minimas de sangue

Caros Colegas Dadores de Sangue e Amigos!

RTP Noticias - IPO do Porto assume reservas minimas de sangue - http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=564594&tm=8&layout=122&visual=61&source=mail

Convém ouvir as declarações contidas nesta gravação/Viedo. É do conhecimento público que o culpado da redução das dádivas é o ministro da saúde. Quem tudo quer tudo perde, diz o ditado popular, e aqui aplica-se esta máxima.

Os dadores sempre deram lucro ao IPST e ao ministério da saúde, pelo que não se percebe a retirada da isenção das taxas moderadoras. É assim tão dificil reconhecer que se errou, e que se pode reparar o erro cometido? Estamos perante uma postura mais de teimosia do que se render à evidência da solução para o problema, para bem dos doentes, e por fim a motivação para a dádiva.

O "depósito" pode até ficar vazio, mas, vai-se dizendo que não existe problemas, nem preocupações nesta área.

Joaquim Carlos

Presidente da Direcção da ADASCA

Site: www.adasca.pt

Blog:aveiro123-portaaberta.blogspot.com

6.18.2012

Video da 1ª. Caminhada Solidária da ADASCA em Aveiro

Caros Colegas e Amigos!
Segue o link com Vídeo da nossa 1ª. Caminhada Solidária, que na nossa opinião superou todas as expectativas.
Vejam, revejam, e reencaminhem, pois só assim pode passar a mensagem para a sensibilização da dádiva. Curioso, tivemos uma Colega dadora de cor, para ela, uma palavra de Encorajamento que termine o seu curso com os melhores resultados, sinta-se bem acolhida no nosso meio.
Os nossos sinceros agradecimentos aos dois agentes da Divisão de Transito da PSP de Aveiro, que foram em todas as áreas colaborantes, à Profª. Lurdes do Ginásio Fitness de Aveiro pela cedência das instalações, não esquecendo também os órgãos da comunicação social que de alguma forma colaboraram na sua divulgação.
Posteriormente, damos a conhecer as imagens como ainda o número de participantes.
Sejam felizes, sejam solidários, vamos em frente, com coragem e determinação. Como sempre ao dispor sou,
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
NB: segue em anexo um Cartaz do Clube de Motards de Cacia, que vão doar sangue no dia 8 de Julho no Posto Fixo da ADASCA, sendo esta iniciativa aberta à comunidade.

6.07.2012

I Caminhada Solidária da ADASCA Dia 17 de Junho em Aveiro

Caminhar diariamente é um óptimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito anti-envelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, aumentando seus circuitos e reduzindo os riscos de problemas de memória e de atenção.

Na pesquisa, publicada na edição de Setembro da revista Frontiers in Aging Neuroscience, os especialistas acompanharam, durante um ano, 70 adultos com idades entre 60 e 80 anos. E notaram que aqueles que faziam caminhadas regularmente tiveram muitos benefícios, comparados com os sedentários, não apenas fisicamente, mas em relação a sua função cerebral.
“O grupo aeróbico apresentou melhorias na memória, atenção e em diversos outros processos cognitivos”, explicou
o pesquisador Arthur F. Kramer, um dos coordenadores do estudo. De acordo com os pesquisadores, à medida que os idosos no grupo da caminhada ficavam mais em forma, a actividade cerebral (a conexão das “redes”) aumentava de forma similar a alguém de 20 anos de idade.

Quando ficamos mais velhos, os padrões de conectividade diminuem e as “redes” não ficam bem conectadas para apoiar algumas actividades como, por exemplo, dirigir. Porém, com a ajuda do condicionamento aeróbico, essas “redes” se tornam mais coerentes. “Quando caminhamos, integramos estímulos visuais, auditivos, assim como sinais vindo das articulações e músculos, em relação a onde o pé está, o nível de força, e outros movimentos.

É o velho conceito: se você não usa, você perde. Para que algo seja benéfico, precisamos fazê-lo repetidamente, e caminhar é uma actividade de repetição”, concluiu o especialista.
Entretanto, segundo os autores, os resultados não acontecem do dia para a noite. Os efeitos no cérebro só começaram a ser observados no grupo de idosos que faziam caminhadas após 12 meses de prática. Por isso, os especialistas recomendam que, por ser uma actividade aparentemente simples, a caminhada seja adoptada como hábito de saúde, principalmente pelos idosos.

10 Motivos para praticarmos a caminhada.

Os consultores da assessoria desportiva MPR, Fábio Rosa e Emerson Gomes, fornecem uma lista com dez benefícios que a caminhada diária pode trazer. Confira:

1- Aumenta a libertação de endorfinas, ajudando no combate do stress, ansiedade e depressão.

2- Tonifica a musculatura das pernas, coxas e glúteos

3- Possui um gasto médio de 200-300 kcal/hora. Na subida o gasto calórico pode aumentar para até 450kcal/hora

4- Melhora a circulação sanguínea

5- 5- Auxilia na prevenção de varizes

6- 6- Auxilia no controle do colesterol, aumentando o HDL (bom colesterol) e diminuindo o LDL (mau colesterol)

7- Melhora a actividade do sistema imunológico

8- Aumenta o metabolismo de repouso, aumentando assim o gasto calórico diário

9- Aumenta a capacidade dos pulmões absorverem o oxigénio

10- Alivia os sintomas da TPM.

Dois objectivos desta 1ª. Caminhada: comemorar o Dia Mundial do Dador de Sangue de forma diferente, e angariar fundos, que revertem integralmente a favor da ADASCA para fazer face às despesas com a promoção das suas actividades.
Caminhada diária mantém o corpo e a mente jovens. Esta iniciativa é aberta à Comunidade. Venha conviver, dar visibilidade e força à Solidariedade.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Blog: aveiro123-portaaberta.blogspot.com
Telem: 964 470 432

NB: Solicite-nos a Ficha de Inscrição via e-mail: geral@adasca.pt